Vídeo com suposta execução de refém japonês do EI é divulgado

Cena do vídeo divulgado pelo Estado Islâmico com a suposta execução de Kenji Goto (Foto: Reprodução/Youtube)
Um vídeo divulgado online mostra a suposta execução do refém japonês Kenji Goto por integrantes do Estado Islâmico.------------">----------------Segundo a agência AP, o vídeo, divulgado na noite de sábado, mostra um militante com acentuado sotaque britânico decapitando Goto, um jornalista freelancer de 47 anos.

Divulgado em websites militantes, o vídeo mostra os mesmos símbolos dos vídeos anteriores do Estado Islâmico. Sua autenticidade, porém, ainda não foi oficialmente confirmada. 

 O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Yasuhide Nakayama, havia dito na noite de sexta-feira que as negociações para a libertação de Goto estavam paralisadas

A Reuters informa que as autoridades japonesas estão analisando o vídeo para comprovar sua autenticidade, segundo a rede japonesa de TV NHK. 

A agência diz que o vídeo mostra um homem com a cabeça coberta, em pé e segurando uma faca contra a garganta de Goto. Na sequência, são vistas imagens de um corpo com uma cabeça já separada.

 Dirigindo-se ao primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, o homem diz: "Por causa de sua decisão imprudente de tomar parte em uma guerra impossível de ganhar, esta faca irá não apenas matar Kenji, mas também continuar e causar massacre onde quer que seu povo seja encontrado. Que comece o pesadelo para o Japão". 

Segundo a AFP, o homem, que parece ser um militante conhecido como Jihadi John, tem um sotaque do sul da Inglaterra, e fala ainda sobre o suposto poder do Estado Islâmico: "Vocês, como seus tolos aliados na coalizão satânica, tem que entender que nós, pela graça de Alá, somos um Califado Islâmico com autoridade e poder, um exército inteiro sedento pelo seu sangue". Kenji Goto foi capturado em outubro, depois de viajar para Síria para tentar negociar a libertação de Haruna Yukawa, executado na semana passada. 

Em um vídeo publicado na internet no dia 20 de janeiro, um suposto membro do grupo jihadista dava um prazo de 72 horas ao governo do Japão para pagar US$ 200 milhões e evitar a execução dos dois reféns de nacionalidade japonesa.

 Após a morte de Yukawa, o grupo passou a ameaçar matar o japonês Kenji Goto e o piloto jordaniano Mu'ath al-Kaseasbeh se a terrorista iraquiana Sajida al Rishawi, que está presa na Jordânia, não fosse libertada. O governo jordaniano afirmou concordar com a troca, mas exigiu uma prova de vida do piloto.

 No vídeo com a suposta execução de Goto não pe feita nenhuma referência a Mu'ath al-Kaseasbeh.


Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/video-com-suposta-execucao-de-refem-japones-do-ei-e-divulgado.html