Planos de Elon Musk para criar internet via satélite avançam




Satélite GPS.

O bilionário Elon Musk é conhecido não apenas por seu envolvimento na estruturação de empresas como Paypal, SpaceX e Tesla Motors, mas também por suas ideias consideradas malucas por muitas pessoas. A mais recente delas envolve a criação de uma rede de satélites para levar internet a partes isoladas do mundo. Agora, Musk pediu permissão oficialmente à Comissão Federal de Comunicações (FCC) para testar a transmissão de internet de alta velocidade a partir do espaço por meio de satélites.

A ideia é que o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos permita que a SpaceX teste seu lote já existente de antenas de satélites, o que pode determinar se eles são fortes o suficiente para enviar e receber sinais na Terra. Se tudo ocorrer como planejado, satélites de teste podem ser lançados em 2016. As melhores estimativas sugerem que a rede própria de Musk estará instalada e funcionando até 2020.
A rede de satélites propostas por Musk deve incidir sobre moradores de países em desenvolvimento que não possuem acesso à banda larga, colocando o sistema em concorrência direta com empresas como Google e Facebook. Porém, o empresário também pretende usar a tecnologia para levar maior largura de banda para países desenvolvidos.
Para reduzir os problemas de latência que incidem sobre os atuais serviços de internet, Musk diz que vai precisar de 4.000 satélites geoestacionários para cobrir todo o planeta com sinais de internet. Ele ainda não disse como tudo isso será financiado, mas se alguém tem dinheiro suficiente para colocar essa ideia em prática, esse alguém é Elon Musk.
Via Tech Radar