Nome de Romário aparece em áudio; senador volta a negar conta na Suíça


O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o secretário-executivo de coordenação da prefeitura do Rio, Pedro Paulo, o senador Romário (PSB-RJ) e o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foram citados na gravação que baseou a prisão nesta quinta-feira do senador Delcídio Amaral (PT-MS).

O áudio é de uma conversa entre Delcídio, Edson Ribeiro (advogado de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras) e Bernardo Cerveró (filho de Nestor). O senador tenta um acordo para Nestor não fechar delação premiada com o Ministério Público Federal sobre desvios na estatal.

Delcídio comenta que ouviu de Paes um acordo para Romário apoiar Pedro Paulo na candidatura à prefeitura do Rio. "O Eduardo explicou, diz que fizeram uma composição juntos", afirma o senador petista (veja transcrição da conversa abaixo).

O advogado e o filho de Cerveró questionam se "tinha conta realmente do Romário". Delcídio responde que "em função disso fizeram acordo". Edson completa: "seu amigo, então, foi comprado. Tira porque senão você vai preso".
A informação de que Romário teria conta na Suíça foi publicada pela revista Veja em julho. O senador negou e depois o banco suíço BSI também negou a existência da conta. A instituição financeira declarou ainda que o extrato apresentado na reportagem era falso. A revista se desculpou com o senador.

Eduardo Paes responde

O prefeito Eduardo Paes divulgou nota no final da tarde desta quarta-feira, na qual confirma que esteve no gabinete de Delcídio no dia 4 de novembro em companhia de Romário, Pedro Paulo e Ferraço, mas ressaltou que o objetivo da visita era buscar apoio para colocar em pauta um projeto do Senado.
Leia a íntegra da nota: "O prefeito Eduardo Paes informa que esteve no gabinete do senador Delcidio Amaral, no dia 4 de novembro, na companhia dos senadores Ricardo Ferraço e Romário e do secretário Municipal de Governo, Pedro Paulo, em busca de apoio para colocar em pauta e votar o projeto de Resolução do Senado Federal 17/2015 (que altera a resolução 43/ 2001). A matéria, que já foi aprovada, é de autoria dos senadores Romário e José Serra, e trata da securitização das dívidas de estados e municípios.

O prefeito reafirma ainda que o próprio órgão de imprensa que veiculou a existência de uma suposta conta do senador Romário na Suíça já desmentiu a informação e admitiu o erro. O prefeito Eduardo Paes nunca negou que gostaria de ter o apoio político de Romário ao seu candidato à Prefeitura do Rio em 2016".

Romário responde

O senador Romário confirmou a versão de Paes, negou acordo para apoiar Pedro Paulo e que seja dono do dinheiro na Suíça. No Twitter, ao responder uma seguidora sobre o apoio a Pedro Paulo - acusado recentemente de agredir sua ex-mulher -. Romário voltou a negar o acordo. "O @RomarioOnze vai fazer acordo com o  Pedro Paulo é? Mesmo depois de descobrir o histórico de "casos isolados" de violência doméstica?", perguntou a seguidora. No que o senador respondeu "Nunca fiz acordo com ninguém".
Leia a íntegra da nota publicada na conta de Romário no Facebook: "Galera, sobrou de novo para mim. Está brabo o negócio. Encontrei o senador Delcídio Amaral no dia 4 de novembro, quarta-feira, para tratar da votação de um Projeto de Resolução do Senado (PRS 50/2015), do senador José Serra, do qual fui coautor. Na ocasião, foi feito um pedido ao senador Delcídio Amaral, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos, para agilizar a tramitação do projeto, que tinha o senador Ricardo Ferraço como relator.
Participaram da reunião o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário de Governo, Pedro Paulo, e o senador Ricardo Ferraço. Todos diretamente interessados na aprovação dessa resolução, que propôs o fim de barreiras à cessão de dívida ativa de estados e municípios. Esse foi o teor da reunião.
Hoje chegou à imprensa o áudio de uma conversa do senador Delcídio Amaral e do seu chefe de gabinete com o advogado e o filho do investigado na Operação Lava Jato, ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
No áudio, meu nome é citado. E uma história diferente da relatada acima é contada. O advogado levanta suspeita sobre um assunto que já foi esclarecido por mim e pelas autoridades brasileiras e suíças. Aqueles que novamente fazem acusações inverídicas claro que responderão à Justiça. Qual a credibilidade do advogado de um bandido, corrupto e responsável por roubar uma das principais empresas do país?
Não é novidade para ninguém que o prefeito Eduardo Paes tem interesse que eu apoie o seu candidato à sucessão. Não sou responsável pelo que terceiros falam, apenas pelos meus atos. Assim sendo, deixo claro que não tenho nenhum acordo com ninguém e, infelizmente, o dinheiro não é meu. Digo infelizmente porque, com certeza, se fosse meu, seria fruto de muito trabalho honesto.
Descrição da Imagem ‪#‎PraCegoVer: sobre um fundo amarelo, está escrito "Só pra esclarecer..."

Edson Ribeiro não foi encontrado
 
O G1 entrou em contato como escritório do advogado Edson Ribeiro, mas ninguém atendeu.