Professor nigeriano ganha 1 milhão de dólares por resolver problema matemático

créditos da imagem: Daily mail A hipótese de Riemann foi proposta pelo matemático Bernard Riemann em 1859, e diz respeito à distribuição dos números primos. Tornou-se, sem dúvida, o mais famoso problema em matemática, desde o Último Teorema de Fermat, que foi resolvido na década de 1990. 

O professor nigeriano Opeyemi Enoch conseguiu resolver este problema que passou 156 anos sem solução. Ele disse que fez uma descoberta chave em 2010, que mais tarde lhe permitiu resolver o enigma, que é um dos sete Problemas Matemáticos do milênio. Estes sete enigmas foram estabelecidos pelo Instituto Clay de Matemática, em 2000, e a organização vai premiar Dr. Enoch com um prêmio de US $ 1 milhão (R$ 3.810.000,00) por sua descoberta.

Dr. Enoch, que leciona na Universidade Federal de Oye Ekiti (FUOYE) na Nigéria, disse que ele estava motivado para resolver o problema por causa de seus alunos: "A motivação era porque meus alunos confiavam que a solução poderia vir de mim - não porque havia recompensa financeira. Foi por isso que eu comecei a tentar resolver o problema em primeiro lugar", disse ele. 

O professor apresentou a sua prova no dia 11 de novembro, durante a Conferência Internacional sobre Matemática e Ciência da Computação em Viena. Um comunicado da universidade disse que tendo começado a investigar o problema, o Dr. Enoch passou a considerar e corrigir os equívocos que foram comunicadas pelos matemáticos nas gerações passadas, abrindo assim caminho para suas soluções e provas de ser estabelecida.

Ele também mostrou como outros problemas desse tipo podem ser formuladas, e revelou como essas soluções podem se tornar aplicáveis ​​em criptografia, ciência da informação quântica e em computadores quânticos. 

Apesar de sua realização, o acadêmico disse que algumas pessoas têm sido críticos perguntando: "Se este homem pode resolver o problema de Riemann ... por que ele não ser capaz de fornecer soluções para os problemas da Nigéria?", disse o professor. Alguns pessoas comemoraram com ele, outras criticaram, dizendo: "o que tem isso a ver com colocar comida nas mesas dos nigerianos?".

Dr. Enoch já havia desenhado um protótipo silo de armazenagem para os agricultores pobre, e está trabalhando em como proteger oleodutos de vandalismo, bem como abordagens matemáticas para a mudança climática.