Presos fazem festa após resgate de Fat Family; juiz pede investigação



Presos do Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, comemoraram com uma festa a invasão do Hospital Souza Aguiar, no Centro, que deu fuga na madrugada deste domingo (19) a Nicolas Fabre Pereira de Jesus, o Fat Family, suspeito de chefiar o tráfico de drogas no Morro do Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio. O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Eduardo Oberg, determinou que fosse aberto um procedimento investigatório para apurar a comemoração.
Oberg revelou que a comemoração foi constatada pelos agentes dos presídios de Bangu 3 e Bangu 7.
“Em função disso eu determinei a abertura de um inquérito na Divisão de Homicídios e na Dcod [Delegacia de Combate às Drogas] para apurar esse ocorrido, ou seja, apurar a participação do tio de Nicolas, conhecido como Zaca e dos integrantes da B7 no resgate do Fat Family”, afirmou. A informação foi divulgada inicialmente pelo Jornal O Dia e confirmada pelo G1 nesta terça-feira (21).
Roteador é encontrado em cela de Bangu (Foto: Reprodução/TV Globo)Roteador é encontrado em cela de Bangu
(Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com Oberg, o áudio de uma conversa entre criminosos e o tio de Fat Family, Edson Pereira Firmino de Jesus, conhecido como Zaca, que está preso, mostra a reação do grupo após o sucesso da ação: “Agora só falta você sair, só falta você”.
O juiz contou que a facção criminosa está presa em Bangu 3 e Bangu 7. Segundo ele, o grupo está dividido da seguinte maneira: em uma área estão os líderes da quadrilha e em outra a comissão, considerada a diretoria da quadrilha.
Segundo juiz, há pouco mais de dez dias foi feita uma apreensão em Bangu 7 de mais de 30 celulares, maconha e de um roteador profissional de oito quilos.
“Em 15 dias eu abri mais de 15 procedimentos investigatórios em Bangu”, contou Oberg. Ele afirmou que cerca de 900 pessoas estão presas em Bangu 3 e entre 90 e 100 pessoas em Bangu 7.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou ao G1 que os diretores e chefes de segurança que estavam de plantão no domingo desconhecem qualquer tipo de comemoração no Instituto Penal Vicente Piragibe.
Em nota, a Seap informa ainda que são realizadas revistas de rotinas em todas as unidades prisionais.
“No último dia 3, foram apreendidos, na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), 23 celulares, um roteador artesanal, uma peteca de pó branco, supostamente cocaína, dois invólucros de pó branco, supostamente cocaína e cerca de meio quilo de maconha, após uma ação conjunta da direção da unidade, com apoio da coordenação de Gericinó e da Superintendência de Inteligência do sistema penitenciário. Além disso, em abril, também foi apreendido lanches na cantina do Presídio Elizabeth Sá Rego, Bangu V. Em todos os casos, uma sindicância interna foi aberta para apurar os casos e tomar as medidas necessárias”, concluiu a nota.
Transferência de detentos
Devem ser transferidos nesta terça-feira (21) para presídios federais de outros estados 11 presos da facção do traficante Fat Family. Entre esses presos está o tio de Fat Family, Edson Pereira Firmino de Jesus, o Zaca, que é apontado pela polícia como um dos envolvidos no planejamento da fuga do traficante do hospital. Fat Family é apontado como um dos chefes do tráfico do Morro Santo Amaro, no Catete, na Zona sul do Rio.
O Disque-Denúncia recebeu até o início da manhã desta terça-feira (21) 12 ligações com informações que podem ajudar a polícia a resolver o caso da invasão do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.
Simulação da ação para resgatar traficante Fat Family de hospital público do Rio (Foto: Reprodução/Globo).


Simulação da ação para resgatar traficante Fat Family de hospital público do Rio (Foto: Reprodução/Globo)
Cerca de 20 criminosos fortemente armados invadiram a unidade na madrugada de domingo (19) para resgatar o traficante Fat Family. Houve tiroteio e um homem que chegava para atendimento morreu e duas pessoas ficaram feridas.
Na segunda-feira (20) a PM fez uma grande operação em várias favelas do Rio para tentar encontrar os traficantes. Mas nenhum dos envolvidos foi achado e nem Fat Family foi recapturado.
A decisão sobre a transferência foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública do Estado (Seseg), José Mariano Beltrame, que se mostrou indignado com o episódio da invasão e disse que vai ser instaurado um inquérito para apurar os procedimentos feitos no hospital.
O secretário disse que está sendo investigada a atuação dos policiais militares que faziam a custódia de Fat Family. Cinco agentes por turno faziam a guarda do traficante e foram rendidos por cerca de 20 criminosos.
O secretário comentou ainda sobre a necessidade de um hospital penitenciário e sobre a atuação da polícia no episódio da fuga de um traficante do hospital. Beltrame disse estar em contato com o departamento penitenciário federal para dar uma resposta à sociedade.

"A gente não está omisso, nem vai ser omisso. Estamos desde ontem buscando providências pra minimizar um fato tão grave como o que aconteceu ontem", afirmou Beltrame.