Entenda o caso do pastor acusado de abusar do próprio enteado no Rio

 Entenda o caso do pastor acusado de abusar do próprio enteado no Rio Reprodução / Facebook/Facebook
O escândalo envolvendo religiosos acusados de abusar sexualmente de crianças ganhou mais um caso nos últimos dias. O pastor Felipe Garcia Heiderich, 35 anos, marido da pastora Bianca Toledo, 37 anos, foi preso na segunda-feira, dia 4, por abusar do enteado. O menino tem 5 anos e é fruto de uma relação anterior da esposa. 

O pedido de prisão foi feito pela Polícia Civil do Rio e acatado pelo juiz da 17ª Vara Criminal, que decretou 30 dias de reclusão temporária para o pastor. No dia seguinte à prisão, um habeas corpus tentou tirar Felipe da Cadeia Pública José Frederico Marques, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, mas a 1ª Câmara Criminal do Rio negou o recurso.

Segundo divulgação da polícia, no dia 22 de junho Bianca foi à delegacia denunciar o próprio marido. O crime teria sido cometido na residência da família, na Zona Oeste do Rio.


O casal de pastores estava a frente do Ministério AME (Aliança Mundial de Evangelização e Ensino), com sede no Rio de Janeiro, mas é na internet que ambos mantêm um rebanho de milhares de seguidores. Nas redes sociais, Bianca não faz segredo sobre o assunto. 

Desde o início da semana, a pastora tem publicado textos e vídeos em tom de desabafo. Foi aos discípulos da internet que informou que Felipe confessara ser homossexual. Depois da revelação, o marido teria sido internado em uma clínica psiquiátrica, onde foi diagnosticado com psicose maníaco depressiva.
"A teologia de Felipe era perfeita, mas seu interior, uma fraude", disse a esposa  Foto: Reprodução / Facebook
Em relação ao crime contra o filho, Bianca diz aguardar a justiça do céu, mas a investigação está nas mãos da delegada Cristiana Bento, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), a mesma que apurou o caso da adolescente de 16 anos estuprada por vários homens no Rio. Também foi ela quem pediu a prisão do pastor.

Cristiana informou que Felipe foi detido pelo estupro de uma criança de 5 anos, e que o abuso, comprovado por laudos técnicos, demonstrava "alto grau de perversidade" por parte do padastro. A delegada recomendou a prisão do pastor como forma de evitar que outras crianças fossem abusadas.

Em entrevista ao Extra, o tio do menino que perdeu o contato com a criança porque o pastor era "complicado". Irmão do pai biológico, o tio disse que ele e a família só poderiam encontrar-se com a criança sob o olhar da babá. Para completar, disse que o pastor havia provocado mudanças no comportamento de Bianca e do sobrinho.

No perfil pessoal de Felipe no Facebook, o advogado de defesa Leandro Meuser afirma que as acusações contra o cliente são "inteiramente falsas". O advogado pede orações ao pastor.

Em pronunciamento na quarta-feira, dia 6, o senador Magno Malta (PR-ES), amigo da família de Bianca, afirmou ter tido acesso ao pedido de prisão de Felipe. 

— O garoto relata todos os fatos, já foi ouvido por psicólogo e psiquiatra —garantiu o senador, que entre 2008 e 2010 presidiu a CPI da Pedofilia, comissão criada para apurar casos de abuso sexual cometidos contra crianças por políticos, religiosos e juízes em nove estados do país.

Foto: Reprodução / Instagram
Bianca alertou os internautas que o processo de anulação do casamento com o pastor já foi iniciado. Um vídeo da cerimônia que uniu os dois em outubro de 2013 é divulgado no Youtube como "o casamento mais bonito do mundo".  

Sobre o comportamento do ex-companheiro, a mulher se mostra desiludida. "A teologia de Felipe era perfeita, mas seu interior, uma fraude", escreveu. Bianca já revelou ter sido abusada sexualmente pelo pai de uma amiga quando tinha seis anos.

Pedofilia ou abuso sexual?
A pedofilia é encarada como doença, uma perversão que leva um adulto a sentir atração por crianças. Abuso sexual contra crianças é qualquer ato libidinoso praticado contra menores de idade. A pedofilia pode ser o motivo de alguns abusos, mas nem todo pedófilo chega a cometer o crime.

Apesar de Bianca afirmar que o ex-companheiro está envolvido em crime de pedofilia, nada foi divulgado sobre o diagnóstico clínico do pastor.