BOLSONARO está GANHANDO os VOTOS que eram de AÉCIO e já está no SEGUNDO TURNO de 2018

.


Segundo o cientista político Cláudio Couto, o presidente do PSDB está perdendo o voto da direita para Jair Bolsonaro. Projeções já mostram Bolsonaro no 2º turno em 2018.

A Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (9) no jornal Folha de S.Paulo mostrou a intenção de votos dos brasileiro para as eleições presidenciais de 2018 e trouxe uma má notícia para o PSDB, o principal partido de oposição. Em cenários em que o ex-presidente e Lula a ex-senadora Marina Silva aparecem como candidatos, o nome do senador Aécio Neves, presidente do PSDB, ficou para trás na escolha do eleitor. Caindo 10 pontos percentuais em menos de um mês.

Aécio tem demonstrado tendência de queda nas intenções de voto. No cenário em que disputa contra Lula e Marina, Aécio caiu de 27% das intenções de voto, em dezembro, para 17%, em abril. Enquanto isso, a taxa de rejeição do possível candidato vem crescendo. Em fevereiro, 23% dos eleitores não votariam no tucano. Neste mês, somam-se 33%.

O cientista político Cláudio Couto, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, acredita que a queda do tucano nas pesquisas é resultado da citações ao nome de Aécio em delações feitas na investigação da Operação Lava-Jato. Confira a análise do cientísta político:

Quem está capturando os votos do tucano Aécio Neves?

Couto –  O crescimento do Jair Bolsonaro, que aparece na pesquisa com o dobro de intenções do ano passado, tem a ver com isso. Uma parte do voto que o Aécio perdeu foi para o Bolsonaro — sobretudo quando consideramos o eleitorado mais à direita. No time anti-PT, para quem o PSDB representa uma alternativa, uma parcela desse eleitorado de direita começa a ver no Bolsonaro uma alternativa própria. A questão é saber até onde o Bolsonaro vai. Acho improvável que o Bolsonaro cresça muito. Justamente por ser um extremista. Candidatos extremistas, no Brasil e em outros lugares, sempre têm um certo limite ao crescimento. Mas isso não quer dizer que ele não possa crescer um pouco e não tire os votos extremistas que, até esse momento, iam para o Aécio. Caso Lula venha ser impedido de disputar as eleições de 2018 o deputado Jair Bolsonaro tem 89% de chances de estar no segndo turno das eleições presidenciais em 2018.