Marcelo Odebrecht revela estratégia para manter Lula influente

Em delação, Odebrecht disse que objetivo era manter Lula influente após sua saída da Presidência.

O ex-presidente e herdeiro da Odebrecht, Marcelo Odebrecht,  afirmou a procuradores da Operação Lava Jato que uma espécie de conta que a empreiteira mantinha em nome de Lula tinha o objetivo de manter o petista influente após sua saída da Presidência. As informações são da Folha de S.Paulo.
Após Dilma vencer a eleição e assumir o poder, a expectativa era a de que o ex-presidente seguisse com relevância no cenário político. Preso há 1 ano e meio em Curitiba, Marcelo é um dos delatores que revelaram a maneira com que a empreiteira ajudou Lula a financiar o projeto.
De acordo com o herdeiro da Odebrecht e demais funcionários da empresa, foi criada uma "conta" financiada pela área chamada Setor de Operações Estruturadas, responsável por caixa 2 e pagamento de propinas.
Usada para a compra de um terrerno que abrigaria a sede do Instituto Lula, esta conta, batizada de "Amigo", seria gerenciada pelo ex-ministro Antonio Palocci, que também está preso. O ex-assessor de Palocci, que também chegou a ficar preso, é apontado como um dos responsáveis pelo transporte do dinheiro em espécie que abastecia a conta. 
Segundo a reportagem, há relatos de que que a construção do Instituto Lula seria vital para a consolidação do projeto de poder de Lula.
A aquisição do terreno, localizado na zona sul de São Paulo, é ponto central em uma das denúncias em que o ex-presidente é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
OUTRO LADO
O Instituto Lula disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta "supostas delações". Declarou também que "delações não são prova, quanto mais supostas delações".
Reafirmou ainda que o ex-presidente jamais solicitou qualquer vantagem indevida e que o espaço que abrigaria o Instituto Lula, que teria sido adquirido pela Odebrecht, "jamais foi do Instituto Lula ou de Lula".
A nota também diz que mais de 20 testemunhas em depoimentos em Curitiba, incluindo os principais delatores da Lava Jato, não indicaram envolvimento do ex-presidente em desvios da Petrobras. "Repudiamos atribuições de intenções ou interpretações referentes ao ex-presidente Lula feitas de forma leviana pelo vazamento ilegal de versões de supostas delações que são sigilosas."
Segundo a Folha, o advogado Roberto Batochio, que defende o ex-ministro Antonio Palocci e seu assessor, declarou que os fatos relacionados a seus clientes "não correspondem à verdade". "Palocci nunca administrou conta alguma e Kontic nunca realizou a função de mensageiro dessa espécie".
Leia mais em: http://zip.net/bmtyXf