BH PROTESTOS AWARDS
Com bom humor e ironia, eles criaram diversas categorias para premiarem os melhores e piores momentos das manifestações de 2013; premiação acontece após protesto marcado para a mesma data
O evento foi organizado por meio das redes sociais e denominado BH Protestos Awards, uma forma irônica de relembrar os acontecimentos de 2013
JULIANA BAETA
Uma manifestação marcada para esta quinta-feira (12), data em que se comemora o aniversário de Belo Horizonte, terá uma premiação com as melhores e piores ocorrências dos protestos ocorridos este ano. O evento foi organizado por meio das redes sociais e denominado BH Protestos Awards, uma forma irônica de relembrar os acontecimentos de 2013, especialmente as manifestações de junho e as questões relacionadas às ocupações, de acordo com os organizadores.
De acordo com os representantes da Assembleia Popular Horizontal, criada na época dos protestos durante a primeira ocupação da Câmara, e uma das entidades que organizam o ato do dia 12 de dezembro, "a ideia é que cada grupo apresente sua própria reivindicação, mas de maneira articulada para que a população entenda que todos estão nas ruas pelo mesmo motivo: insatisfação com a gestão pública da cidade".
Os grupos se dividem entre pautas comuns, entre elas, a luta pela construção do Hospital do Barreiro - que tem um histórico de obras atrasadas e situação precária - e os projetos da prefeitura que tem como objetivo requalificar bairros tradicionais da cidade, como a construção do Centro Administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte, no Lagoinha, e a Operação Urbana Consorciada Nova BH.
Outra pauta que serviu como o estopim para o início da onda de manifestações é a falta de relatórios da auditoria das empresas de transporte público, e o possível aumento das tarifas de ônibus.
A premiação ocorre às 19h30, na praça Sete, e terá uma série de categorias e entrega de prêmios simbólicos para os ganhadores. Entre as premiações, estão o melhor protesto, maior ato de vandalismo, melhor ocupação, maior repressão e maior fraude. A ideia é relembrar com bom humor e ironia os acontecimentos de 2013.
Todos poderão votar nas categorias indicadas, clicando neste link.
A manifestação
O protesto denominado "Resiste BH" e marcado para o dia do aniversário da capital não tem horário nem local definidos, para "proteger as ações dos grupos", segundo os organizadores. Na página do evento no Facebook, os confirmados já passam de 600.