Televisão aberta : Crise faz TV engavetar formatos internacionais

Dólar em alta, emissoras cortando despesas e investindo menos em produção. Eis os entraves no negócio das vendedoras internacionais de formatos de televisão, como Fremantle e Endemol, que diminuíram o ritmo em 2015. 

 No início dos anos 2000, com a chegada de "Big Brother Brasil", da Fremantle, tais formatos eram a grande aposta da TV brasileira. De 2014 para 2015, porém, aumentou muito o número de cancelamentos de projetos nos canais. Novas propostas também estão nas gavetas das emissoras. 

 Na Fremantle, pelo menos seis formatos foram cancelados neste ano. Entre eles "Meu Marido É o Cara", do programa de Sabrina Sato (Record). Na berlinda estão novas apostas como "Iluminados" do "Domingão do Faustão" (Globo), que não deve ser renovado. 

 Já a geladeira da Endemol abriga programas como a nova temporada do "Esse Artista Sou Eu", do SBT. 

 "A Fremantle sente uma retração no mercado. Acreditamos não ser o momento para grandes formatos, muito caros. Mas isso pode ser compensado com formatos menores", diz Daniela Busoli, CEO da Fremantle. 

 Para Marcello Braga, diretor da Endemol Brasil, o mercado vem mesmo se mostrando mais reticente.