Novo relatório da Anatel revela o desempenho da internet móvel e fixa do país



A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) acaba de divulgar seu novo relatório de análise da qualidade da internet brasileira, seja fixa ou móvel, referente ao segundo trimestre de 2015 – o que abrange os meses de abril a junho. Este estudo foi feito com ajuda do programa Brasil Banda Larga, que teve ajuda de voluntários em todos os estados brasileiros. Estavam envolvidos representantes de várias escolas atendidas por projeto do governo e o uso de aplicativos dedicados para smartphones.
Os testes envolvendo banda larga foram divididos em velocidade instantânea, velocidade média, latência e perda de pacotes. A primeira calcula a taxa de upload e download naquele momento em que o usuário está conectado à internet. A segunda faz uma medição mensal para se ter uma média da velocidade que foi oferecida pela operadora no tempo vigente. Já a latência e perda de pacotes são mais centrados na qualidade da conexão oferecida por cada empresa.
Nesta categoria foram analisados os serviços oferecidos pela NETGVTOiTIMClaroAlgar,Nextel, além de outras específicas de cada região. E como já esperado, a Oi continua apresentando resultados negativos a cada relatório da ANATEL. Os números obtidos estão abaixo da cota estipulada pela agência, seja em internet fixa ou móvel. Não apenas isso, mas as taxas de velocidade instantânea, perda de pacotes e disponibilidade foram as que apresentaram os piores resultados da empresa no estudo.
As outras operadoras de internet fixa seguiram um desempenho similar ao do relatório anterior, onde apenas a NET e GVT apresentaram alguns pontos mais críticos que precisam ser melhorados, mas nada tão grave quanto foi exibido pela Oi.
Já na análise feita com o serviço de internet móvel, foi constatado que o diferencial entre cada operadora é bem menor quando o mesmo é analisado no segmento de internet fixa. Aqui, TIM, Claro e Vivo continua com pequenas falhas em algumas regiões, mas no geral apresentam desempenho similar ao de antes.


Como pode ser visto na tabela acima, apenas Claro e Algar não atingiu a meta de 95% na velocidade instantânea no estado de São Paulo. Já no estudo da velocidade média, apenas a Algar ficou abaixo da meta de 80%. A Vivo foi a que ofereceu o melhor desempenho, atingindo 100% da velocidade ofertada e indo além da meta da Anatel com a velocidade média. A TIM foi a segunda melhor neste cenário, ficando a Nextel em terceiro.
É bom lembrar que mesmo algumas não atingindo a média estabelecida pela ANATEL, todas ficam acima do ponto de corte, o que permite que todas elas possam continuar operando no Brasil, mas fica evidente que melhorias precisam ser feitas, especialmente pela Algar que está longe das metas estipuladas pela agência.

O estudo completo realizado pela Anatel referente à banda larga fixa e móvel de todos os estados brasileiros e categorizado mensalmente pode ser visto no site da agência.