App 'Secret', de posts anônimos, chega ao fim, anuncia criador

.
 
 
 
Aplicativo Secret incentiva os usuários a contar segredos de forma anônima. (Foto: Divulgação/Secret),.
 
 
A empresa que desenvolve o polêmico aplicativo “Secret” decidiu encerrar o serviço, segundo declaração de um dos criadores da ferramenta, David Byttow, publicada nesta quarta-feira (29).
Uma data para o fim do app não foi informada, mas, na manhã desta quinta-feira, ele já não podia ser encontrada na App Store, da Apple, o que indica que seu encerramento foi imediato.
Em seus 16 meses de vida, o app conseguiu um público de 15 milhões de usuários em todo o mundo e muita encrenca.

Por permitir que as pessoas publicassem segredos sem revelar suas identidades, a Justiça do Espírito Santo chegou a proibir o serviço em todo Brasil em agosto de 2014. A decisão foi tomada após o juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cívil de Vitória, entender que o Secret violava princípios constitucionais ao permitir o usufruto da liberdade de expressão sob condição de anonimato. No entendimento do magistrado, o serviço era um “instrumento apto ao cometimento daquilo que, corriqueiramente, tem sido chamado de ‘bullying virtual’”.
Em setembro, a Justiça voltou atrás, mas antes o app já havia anunciado uma reestruturação para coibir excessos. Mesmo em meio a tanta polêmica, os leitores do G1 elegeram o Secret o melhor app de 2014.
“Depois de pensar muito e de consultas com nosso conselho, eu decidi encerrar o Secret”, escreveu no site “Medium”. “Essa é decisão mais difícil da minha vida e uma das que mais me entristeceu profundamente. Infelizmente, o Secret não representa mais a visão que eu tinha quando iniciei a companhia, então acredito que é a decisão certa para mim mesmo, nossos investidores e nossa equipe”, completou.
Byttow ainda defendeu o anonimato como meio para fornecer “comunicação aberta e expressão criativa”, mas admitiu que “é também uma faca de dois gumes, que deve ser empunhada com muito respeito e cuidado”.
O executivo afirmou seus próximos passos serão tentar arranjar novas ocupações para os integrantes de sua equipe e devolver o dinheiro levantado junto aos investidores. “Inovação requer falhas, e eu acredito em falhar depressa para poder seguir adiante a fim de cometer somente novos e diferentes erros”, comentou.

tópicos:.
 
 
 
 
Fonte.http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2015/04/app-secret-de-posts-anonimos-chega-ao-fim-anuncia-criador.html....