Mulher que nasceu sem útero dá à luz gêmeas em tratamento inédito

A mulher que nasceu sem órgãos reprodutivos conseguiu dar à luz duas meninas gêmeas depois de quase uma década de um tratamento inédito.
Hayley, moradora de Londres e atualmente com 28 anos, foi informada aos 19 sobre sua condição. Na época, ela tinha procurado atendimento para saber por que nunca tinha tido períodos de menstruação. Os médicos lhe disseram que ela tinha nascido com cromossomos XY, o que faz ser geneticamente do sexo masculino.


Ao jornal Daily Mirror, Haynes disse que ficou desesperada por nunca poder ter filhos:
- De repente, um enorme pedaço da minha vida estava faltando. Senti como se fosse metade de uma mulher e estava envergonhada. Como é que eu ia dizer a um cara que eu era geneticamente do sexo masculino? - declarou a mulher ao jornal britânico.
Exames de seu corpo em 2007 revelaram que ela tinha um útero medindo milímetros de tamanho. A descoberta alimentou esperanças, já que os médicos iniciaram tratamento com hormônios para ampliar o órgão.

Normalmente, na natureza hormonal da mulher, o estrogênio ajuda a crescer o útero. Ocorre que a paciente em questão nasceu com a falta desse hormônio e precisou de doses extras aplicadas por médicos. Especialistas também acreditam que Haynes teve sorte por ter nascido com resquícios de útero.
Depois de anos, ela começou a fertilização in vitro em uma clínica privada no Chipre, já que o sistema público de saúde do Reino Unido se recusou a financiá-la. O tratamento custou, ao todo, cerca de R$ 25 mil.
Dos 13 ovos colhidos apenas dois se tornaram viáveis. Ambos foram fertilizados, dando vida a gêmeas não-idênticas. Haynes nomeou as duas meninas Darcey e Avery.

Fonte:http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/mulher-que-nasceu-sem-utero-da-luz-gemeas-em-tratamento-inedito-15207967