Por que é que as pessoas usam drogas?


Por que é que as pessoas usam drogas?
Diferentes pessoas usam diferentes drogas por diferentes razões.


Pode experimentar drogas por curiosidade, porque os seus amigos também o fazem ou para fugir ao tédio ou a preocupações.
Pode tomar certas drogas para alterar o seu estado de espírito.
Pode julgar ser divertido ou é algo que está na moda.



Pode continuar a usar uma droga porque lhe dá gozo ou porque faz parte da sua vida social ou cultural. A isto chama-se muitas vezes de uso da droga para efeitos ‘recreativos’.


Por vezes o uso de drogas pode tornar-se uma importante parte da sua vida. Isso pode ser por problemas de ordem emocional, psicológica ou social que estiver a passar. Algumas drogas podem torná-lo viciado ou dependente, pelo que perde o controlo sobre o uso da droga e sente que não consegue funcionar sem a droga.
Algumas pessoas usam mais do que uma droga ao mesmo tempo – isso é conhecido como ‘policonsumo de drogas’. 

A mistura de drogas pode ser perigosa por causa da conjugação dos efeitos e efeitos secundários. Isso inclui a mistura de drogas ilegais com drogas legais tais como o álcool ou medicação. Por exemplo, tomar álcool com cocaína aumenta o risco de ritmo cardíaco irregular, ataques cardíacos e até a morte.


Não há respostas fáceis aos problemas causados pelo uso da droga, mas conhecer os factos pode ajudá-lo a lidar com os problemas das drogas.

Fonte:http://www.drugs.ie/pt/informacaeo_sobre_drogas/por_que_e_que_as_pessoas_usam_drogas/