João Dória é o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de SP

Dória é o candidato do PSDB à Prefeitura de SP (Foto: Roney Domingos/G1).
O empresário João Dória Jr. foi definido como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, no segundo turno das prévias do partido, realizado neste domingo (20). A candidatura será homologada na convenção do partido em julho. O empresário venceu de W.O, após o outro concorrente, Andrea Matarazzo, anunciar a desistência e desfiliação do partido.

A votação em 58 zonas eleitorais ocorreu em diversos pontos da capital. O resultado foi divulgado por volta das 20h, pelo presidente do PSDB, Mário Covas Neto, na Câmara Municipal de São Paulo, onde foi realizada a apuração.

O segundo turno teve 3266 votantes, com 3152 (96.5%) votos para Dória, 68 votos em branco (2.1%) e 46 (1.4%) nulos. “Esperamos que a partir de agora, o PSDB possa estar unido para vencer as eleições de outubro", disse Covas Neto.

"É no voto que se faz democracia", disse Dória, durante comemoração da vitória nas prévias. Ele fez homenagens ao ex-presidente FHC, José Serra, Alberto Goldman. " Não há ressentimentos de nossa parte", afirmou. E não economizou nas estilingadas ao PT. "Quero dizer aos petistas: 'vocês vão ter um guerreiro para varrer o PT da cidade de SP e do Brasil."

O PSDB chegou a consultar o deputado Ricardo Trípoli, que tinha ficado em terceiro lugar no primeiro turno e estava fora do segundo turno, se ele gostaria de participar da votação no lugar de Matarazzo, mas Trípoli recusou.

Matarazzo anunciou na sexta-feira (18) a desfiliação do PSDB após o partido revogar a decisão de adiar o 2º turno das prévias para definir o candidato do partido à eleição para prefeito de São Paulo, em outubro. Matarazzo já entregou sua carta de desfiliação à executiva do PSDB.

Após anunciar o resultado, Mário Covas Neto comentou a saída de Matarazzo do partido, e avaliou a desfiliação com pesar. “Acho que perde, sim. Mas não a ponto de perder a eleição. Perde a ponto de perder um quadro importante, que poderia estar contribuindo para a campanha ser menos difícil do que certamente será.”
Dória é o candidato do PSDB à Prefeitura de SP (Foto: Roney Domingos/G1).
Acusações
 
Ao anunciar a saída do partido, Matarazzo acusou Dória Jr. de irregularidades no dia da votação do primeiro turno.

"O comportamento de parte do partido nestas prévias que é uma réplica do que o PT está fazendo e o PSDB condena. Vimos compra de votos sem cerimônia com gravações para comprová-la, transporte de eleitores, constrangimento de pessoas, seguranças dentro dos locais de votação e uso da máquina pública", escreveu Matarazzo, em nota. "Tudo isso me faz acreditar que o PSDB não é mais o partido que ajudei a construir."

Matarazzo havia solicitado o adiamento do segundo turno. "Dada a insegurança jurídica e ilegalidades cometidas pelo outro candidato, pedi o adiamento do segundo turno das prévias", alegou. O diretório municipal adiou o segundo turno para 30 de abril, mas a executiva estadual manteve as prévias para este domingo.

Continue lendo>>> 
 
Fonte: G1