Cientistas enfim descobrem por que o Polo Norte está se movendo para o leste

 polo norte se move (2)
Algo estranho está acontecendo com o nosso planeta. Por volta do ano 2000, o polo de rotação do Norte começou a migrar para o leste em um ritmo vigoroso. Agora, cientistas do JPL (Jet Propulsion Laboratory), da NASA, descobriram o que está acontecendo - e os humanos estão por trás disso.
 
>>> Níveis de gelo no Oceano Ártico atingem um novo marco alarmante
O eixo de rotação de qualquer planeta, incluindo o nosso, está em constante fluxo. É que planetas não são esferas perfeitas, e sua massa está sempre em movimento. "Se você retira material de determinada área, você quebra a simetria, e o eixo de rotação começa a se mover", diz Surendra Adhikari, do JPL, ao Gizmodo.
 polo norte se move (1)
Através de observações cuidadosas e modelos matemáticos, Adhikari descobriu que a recente alteração polar do nosso planeta tem duas causas: o derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártida Ocidental; e mudanças na distribuição global da água armazenada em terra.
Ambos estão relacionados a um único fenômeno subjacente: "a mudança climática está comandando o movimento do eixo polar", disse Adhikari. Os resultados foram publicados na revista Science Advances.

Fonte: msn