Prefeitura de Goiânia começa a participar da gestão da Saneago

A Prefeitura de Goiânia renovou nesta sexta-feira (8) o contrato de concessão com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para os próximos 30 anos. Além da renovação, foi implantada a gestão compartilhada da estatal. A partir de agora, além do governo estadual, a administração do município também faz parte do Conselho de Saneamento da empresa, responsável pelo planejamento, regulação, fiscalização e prestação dos serviços de saneamento básico e esgoto da cidade.

O contrato foi firmado pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) no auditório do Paço Municipal. Atualmente, Goiânia é responsável por praticamente 50% do que a Saneago arrecada. Com a implantação da gestão compartilhada, a prefeitura pode participar de forma efetiva na alteração da tarifa de água, por exemplo.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o novo modelo do contrato vai permitir a maior aplicação de recursos para realização de investimentos no sistema de saneamento, como por exemplo, aumentar o acesso  ao serviço de esgoto. De acordo com a prefeitura, 12% da  população não possui capitação em suas residências.

A mudança no modelo de contrato que possibilitou a participação de Goiânia na gestão da estatal só foi possível após a aprovação de uma lei proposta pelo Executivo à Câmara Municipal. O projeto de lei permite que a concessão seja, não só renovada antes do vencimento do contrato, mas também que alterações nos itens do contrato.
Prefeito Paulo Garcia (PT) e governador Marconi Perillo (PSDB) assinaram documento (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) 
Prefeito e governador assinaram concessão (Foto: Reprodução/TV Anhanguera).


G1 


Resultado de imagem para CHARGES - Prefeitura de Goiânia