Juiz decide processar Cristina Kirchner por operações cambiais


Um juiz decidiu processar a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner e outros funcionários do seu governo sob a acusação de fazer operações cambiais do Banco Central fraudulentas nos últimos meses de seu mandato. Eles teriam feito operações de venda de dólares a preços abaixo do mercado para fazer o peso argentino se valorizar.

Na mesma ação, também são citados Axel Kicillof, ex-ministro da Ecnomia, e Alejandro Vanoli, ex-titular do Banco Central.
Durante o seu governo, Cristina tentou o destituir o juiz Claudio Bonadio várias vezes acusando-o de parcialidade ante o Conselho da Magistratura.
Em abril, Kirchner se recusou a responder as perguntas do juiz e apresentou sua defesa por escrito. Na ocasião, ela denunciou o que classificou de "exercício abusivo do poder jurisdicional".
Ela ficou cerca de uma hora no tribunal, emBuenos Aires, onde um forte esquema de segurança foi montado para que ela pudesse depor.
As acusações contra as administrações de Cristina Kirchner (2007-2015) e do ex-presidente Néstor Kirch (2003-2007) vão de enriquecimento ilícito a lavagem de dinheiro com suspeitas cruzadas de parcialidade de promotores e juízes..
  •  
Ex-presidente argentina Cristina Kirchner foi a tribunal federal nesta quarta-feira (11) (Foto: Agustin Marcarian/ Reuters)
G1