Fotos mostram mulher tirando véu após ser libertada do Estado Islâmico

Ela mora em vilarejo que foi retirado do controle de terroristas. Grupo obriga mulheres a usar roupa preta que só não cobre os olhos.

Mulher tira o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos) logo após sua cidade ser libertada do Estado islâmico (Foto: Rodi Said/Reuters).
Mulher tira o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos) logo após sua cidade ser libertada do Estado islâmico (Foto: Rodi Said/Reuters)

Um fotógrafo captou, em um vilarejo na região de Aleppo, na Síria, uma cena que simboliza a alegria da população ao se ver livre do domínio no Estado Islâmico.
Com a expressão feliz, uma mulher retira o niqab (lenço que deixa apenas os olhos descobertos) preto que o grupo terrorista obriga as moradoras de cidades controladas por eles a usarem.
Por baixo, ela usa um lenço que cobre menos o rosto (hijab) de um tom vivo de lilás. Ao lado dela, outras mulheres com roupas coloridas riem.
Mulher com o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos), de uso obrigatório em cidades controladas pelo Estado Islâmico (Foto: Rodi Said/Reuters)Mulher com o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos), de uso obrigatório em cidades controladas pelo Estado Islâmico (Foto: Rodi Said/Reuters)
Mulher tira o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos) logo após sua cidade ser libertada do Estado islâmico  (Foto: Rodi Said/Reuters)Mulher tira o niqab ao lado de outras moradoras do vilarejo (Foto: Rodi Said/Reuters)
AA mulher após tirar o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos) (Foto: Rodi Said/Reuters)A mulher após tirar o niqab (véu preto que cobre todo o rosto, menos os olhos) (Foto: Rodi Said/Reuters)



A mulher da foto mora em um povoado nos arredores da cidade de Manbij, na província de Aleppo.

Uma série de vilarejos controlados pelo Estado Islâmico na região têm sido libertados nos últimos dias pelas Forças Democráticas da Síria, uma aliança de combatentes curdos, árabes e turcos, entre outros, que contam com o apoio dos EUA.
O Estado Islâmico tem um código de conduta rigoroso nos lugares dominados pelo grupo. As mulheres têm que andar cobertas de preto da cabeça aos pés, por exemplo.

Fonte;http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/foto-mostra-mulher-tirando-veu-para-celebrar-libertacao-do-estado-islamico.html