Sargento da PM baleado em assalto morre em hospital de Fortaleza


O sargento da reserva da Polícia Militar que foi baleado na manhã desta sexta-feira (15) não resistiu aos ferimentos e morreu no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Segundo a PM, a vítima foi atingida durante uma tentativa de assalto no Bairro Carrapicho, em Caucaia, Região Metropolitana da capital.
O sargento Francisco Moésio Pinheiro Barbosa estava em um mercadinho quando bandidos anunciaram um assalto. Houve troca de tiros e o policial foi atingido por disparos na região do abdômen.
Conforme a PM, o agente foi levado em estado grave ao IJF. Ele passou por um procedimento cirúrgico na unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo por volta das 13h25.

Uma pessoa suspeita de participação no assassinato foi presa e levada para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde prestará esclarecimentos sobre o fato. Até o momento, não há informações sobre os demais suspeitos.
A Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará lamentou o ocorrido e disse estar de luto em respeito ao falecimento do sargento. A associação informou que, quando na ativa, o PM trabalhava no Batalhão da Polícia Militar de Caucaia.
"A ACSMCE manifesta as mais sinceras condolências à família, amigos e companheiros de trabalho do sargento Moésio. Estendemos nosso pesar e solidariedade a todos, desejamos que Deus esteja confortando a família enlutada para que possam com brevidade superar a inestimável dor desta perda", informou a associação em nota.
Dois PMs baleados
Além do sargento Francisco Moésio, dois policiais militares foram baleados durante um tiroteio na manhã desta sexta-feira (15) no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Os PMs estavam em uma moto quando foram surpreendidos por bandidos em um carro, que atiraram contra o veículo dos agentes.
Os agentes feridos foram socorridos para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Um dos policiais está em observação e o outro foi para o centro cirúrgico com fratura de clavícula.

A polícia conseguiu apreender dois adolescentes suspeitos de envolvimento no caso. Outros suspeitos conseguiram fugir. Dois carros roubados que foram utilizados na ação foram encontrados.

Número
Com a morte do sargento Francisco Moésio, subiu para o 15 número de policiais assassinados neste ano no Ceará. O número já maior que todo o ano de 2015. quando foram registradas 14 mortes.
O caso mais recente foi o assassinato de três policiais no dia 30 de junho na localidade de Juatama, zona rural do município de Quixadá. Os agentes foram baleados durante confronto com uma quadrilha armada com armas de grosso calibre.
Dois deles morreram na hora. Um das vítimas chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Policiais assassinados no Ceará em 2016 (Foto: Sebastião Mota/G1).