Quem foi Mefibosete?

Mefibosete é sempre muito lembrado em vários sermões, e, neste texto, conheceremos um pouco mais sobre a sua história descrita na Bíblia. Entretanto, antes de falarmos sobre quem foi Mefibosete, precisamos saber que a Bíblia cita dois personagens bíblicos com esse nome, ambos da casa de Saul, os quais conheceremos a seguir.

O que significa o nome Mefibosete?



Os estudiosos não chegam a uma conclusão exata sobre o significado do nome Mefibosete. Na verdade existe uma discussão acerca de como seria a grafia original do nome Mefibosete, isso porque uma pequena diferença na palavra altera bastante o seu significado.

Sabemos que o nome Mefibosete também aparece na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) como Meribe-Baal ou Memfibaal (exceto em 2Sm 21:8). Devido a essa dificuldade, o nome Mefibosete originalmente pode ter o sentido de “Baal é advogado”, “herói de Baal”, “Baal contende” e, até mesmo, “aquele que luta com Baal” ou “aquele que despedaça a Baal” (cf. 1Cr 8:34; 9:40).
Além disso, a transicional do nome foi ainda modificada, onde houve a substituição de ba’al por boshet, que significa vergonha. Um exemplo disso pode ser notado na Septuaginta, onde no texto de 1 Reis 18:19,25 é dito “profetas de vergonha” ou invés de “profetas de Baal”.

Mefibosete filho de Saul:



Esse é o Mefibosete menos conhecido. Ele era filho de Saul com Rispa, sua concubina. Ele foi um dos indivíduos entregues por Davi aos gibeonitas para serem executados. O texto bíblico onde ele é citado está em 2 Samuel 21:8.
Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que ela teve com Saul, e os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela teve com Adriel, filho de Barzilai, de Meolá.
Ele os entregou aos gibeonitas, que os executaram no monte perante o Senhor. Os sete foram mortos ao mesmo tempo, nos primeiros dias da colheita de cevada.
(2 Samuel 21:8,9)
Como no versículo anterior do mesmo capítulo (2Sm 21:7) o Mefibosete mais conhecido também é mencionado, muita gente acaba confundindo-os ao não perceber a diferença entre eles.

Mefibosete filho de Jônatas e neto de Saul:



Esse é o Mefibosete mais conhecido. Ele era filho de Jônatas, neto de Saul, e evidentemente sobrinho do outro Mefibosete já citado. Sua história é marcada por tragédias e frustrações. Mefibosete tinha apenas cinco anos quando seu pai e seu avô morreram em batalha.

Sua ama, ao receber a notícia de Jezreel, tentou fugir apressadamente, porém o deixou cair de seus braços, fazendo com que Mefibosete ficasse aleijado dos dois pés (2Sm 4:4). Depois desse episódio, Mefibosete foi levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade.
Lo-Debar ficava a leste do rio Jordão (cf. 2Sm 2:29; 17:27) e muitos estudiosos consideram que provavelmente é o mesmo lugar chamado de Debir. O profeta Amós, de forma sarcástica, faz um jogo de palavras ao usar a expressão “vocês que se regozijam pela conquista de Lo-Debar“, já que esse nome significa literalmente “coisa de nada” também no sentido de “esquecimento”.
Em Lo-Debar, Maquir, filho de Amiel, se encarregou de cuidar de Mefibosete (2Sm 9:4). Mais tarde, Mefibosete teve um filho chamado Mica (2Sm 9:12).

Mefibosete e Davi:



A história de Mefibosete realmente ganha destaque quando Davi, já estabelecido como rei de Israel, se lembrou de sua amizade com Jônatas, e perguntou se ainda havia restado alguém da casa de Saul por quem ele poderia mostrar lealdade em honra a essa amizade.

Na ocasião, Ziba, servo da casa de Saul, informou Davi sobre Mefibosete. Imediatamente, Davi mandou buscar Mefibosete em Lo-Debar, dando-lhe a ele as propriedades de Saul, permitindo que ele sentasse diariamente à mesa do rei, e ordenando que Ziba fosse seu servo (2Sm 9).
Ainda no livro de 2 Samuel (caps. 16:1-6; 19:24-30), temos o relato da traição de Ziba no tempo da revolta de Absalão. Na ocasião, Davi fugiu de Absalão e, Ziba, foi ao seu encontro levando provisões necessárias naquele momento, porém falsamente também acusou a Mefibosete de cobiçar o reino.
A principio, Davi acreditou na mentira de Ziba, e deu a ele tudo o que pertencia a Mefibosete. Então, quando Davi retornou depois da morte de Absalão, Mefibosete tratou de ir ao encontro de Davi para se defender e provar sua inocência.
Ao chegar à presença de Davi, Mefibosete foi questionado por ele acerca do ocorrido, e então ele teve a oportunidade de relatar a traição de Ziba, contando que ele havia pedido ao servo (Ziba) para que selasse um jumento para que ele pudesse viajar, porém Ziba o deixou para trás e arquitetou um plano para acusá-lo de traição.
Durante o período em que Davi precisou fugir de Absalão, Mefibosete se lamentou por ele profundamente conforme o costume da época, no caso, ficou sem lavar os pés, não lavou suas roupas e nem aparou sua barba. Essa foi uma atitude de clara fidelidade ao rei Davi, mostrando que em nenhum momento ele compactuava com o plano de Absalão.
Após conhecer a versão da história dada por Mefibosete, Davi acreditou nele, porém ainda assim propôs que os bens herdados por Mefibosete agora seriam divididos entre ele e Ziba. Surpreendentemente, Mefibosete abriu mão de tudo, ou seja, deixou com que Ziba ficasse com todos os bens, e mostrou que sua preocupação estava concentrada apenas no bem-estar de Davi (2Sm 19:30).
No diálogo com Davi no capítulo 19 do livro de 2 Samuel, podemos perceber o tipo de caráter que Mefibosete tinha:
Ele respondeu: “Ó rei, meu senhor! Eu, teu servo, sendo aleijado, mandei selar o meu jumento para montá-lo e acompanhar o rei. Mas o meu servo me enganou.
Ele falou mal de mim ao rei, meu senhor. Tu és como um anjo de Deus! Faze o que achares melhor.
Todos os descendentes do meu avô nada mereciam do meu senhor e rei, senão a morte. Entretanto, deste a teu servo um lugar entre os que comem à tua mesa. Que direito tenho eu, pois, de te pedir qualquer outro favor? ”
(2 Samuel 19:26-28)
Os relatos sobre Mefibosete terminam no episódio já citado acima no tópico sobre o outro personagem com esse nome, onde Davi o poupou de ser morto juntamente com sete membros da família de Saul (incluindo o outro Mefibosete) entregues aos gibeonitas (2Sm 19:24).

Os sermões sobre Mefibosete:



Apesar da história de Mefibosete ser muito utilizada em pregações e canções, poucas vezes essa parte da história descrita nos capítulos 16 e, principalmente o desfecho dela no capítulo 19, é lembrada pelos pregadores e compositores.

Infelizmente, as pessoas se lembram de Mefibosete apenas nas pregações sobre prosperidade. É fácil pregar sobre o homem aleijado que foi tirado de um lugar de esquecimento para receber uma herança real e possuir uma posição privilegiada na corte se sentando à mesa do rei. Difícil parece ser pregar sobre o mesmo homem aleijado que, agora traído por seu servo, mesmo sendo inocente se viu obrigado a dividir sua herança com o servo traidor. Mais difícil ainda é pregar sobre sua atitude de abrir mão de todos os seus bens materiais, não se importando que seu inimigo ficasse com tudo o que era seu.
Realmente a história de Mefibosete nos proporciona um grande sermão, não sobre prosperidade, mas sobre o caráter de um homem que, apesar das tragédias e dificuldades, permaneceu fiel aos seus princípios.

Sobre Daniel Conegero

Daniel Conegero
Daniel Conegero é o líder do Projeto Estilo Adoração. Começou a pregar a Palavra de Deus com apenas 3 anos de idade. Aos nove anos começou a compor e liderar o louvor na igreja. É professor de Teologia e também da Escola Bíblica Dominical na igreja em que congrega. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.






Fonte.https://estiloadoracao.com/quem-foi-mefibosete/