Jerusalém capital de Israel, reconhecida pelos EUA na última semana; seu status diplomático é uma das questões mais polêmicas e ponto crucial nas negociações de paz.

Bandeiras de Israel e dos EUA são vistas no telhado de um prédio em um assentamento israelense em Jerusalém Oriental com a mesquita Domo da Rocha ao fundo  (Foto: Ahmad Gharabli/AFP)


Turquia anunciou a abertura de uma embaixada em Jerusalém Oriental, afirmou o presidente do país, Tayyip Erdogan, neste domingo (17), dias depois de liderar convocação para que líderes muçulmanos do mundo reconheçam a cidade como capital palestina, informou a Reuters.

"Se Deus quiser, o dia está próximo em que, oficialmente, com a permissão de deus, vamos abrir nossa embaixada lá", disse Erdogan em discurso, mantendo fortes críticas à decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, segundo a agência.

Os Estados Unidos reconheceram Jerusalém como a capital de Israel na última semana. O anúncio foi feito um dia após diversos apelos da comunidade internacional para que a decisão não fosse tomada.

O reconhecimento da cidade como capital é considerado polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado, e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

Atualmente, a maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv, justamente pela falta de consenso na comunidade internacional sobre o status de Jerusalém.

No conflito entre Israel e palestinos, o status diplomático de Jerusalém, cidade que abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos, é uma das questões mais polêmicas e ponto crucial nas negociações de paz.

Fonte: g1.globo.com/mundo


Imagem relacionada