EUA fazem pressão para que Índia não negocie com Huawei

.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a Huawei começa a afetar as negociações de outros países. Segundo o The Economic Times, o governo norte-americano está fazendo pressão para que a Índia não adquira a tecnologia da empresa chinesa para a implantação da rede 5G.

O jornal revela que houve um recente encontro a portas fechadas com representantes das duas nações em Nova Déli. Os assuntos discutidos na reunião foram as alternativas para o desenvolvimento da rede no país e os meios de proteção de dados. Os norte-americanos recomendaram que o país asiático "trabalhe apenas com fontes confiáveis" durante a implantação da rede. E não esconde a intenção de excluir as empresas chinesas da próxima geração tecnológica de telecomunicação.

Cloud Act como medida para proteção de dados

As recentes acusações de espionagem por parte da companhia chinesa preocupam os especialistas indianos, que apontam que a segurança digital deve ser uma prioridade. Como solução, o governo dos EUA sugeriu o Cloud Act, por meio do qual qualquer governo pode solicitar os dados hospedados e gerenciados por companhias norte-americanas.
No entanto, a proposta não foi bem vista pelos indianos. Isso porque, diferentemente de outros países, não há uma lei federal que regulariza projetos destinados a tais ações no território estadunidense.

Resposta da Huawei sobre o caso

Em meio à polêmica, Jay Chen, CEO da empresa chinesa na Índia, deu uma declaração a respeito da segurança digital no país: "Nossa companhia faz parte das iniciativas positivas para melhorar a segurança e a capacidade da rede na Índia com esforços que vão além da tecnologia 5G".

O governo indiano também emitiu uma nota para a imprensa sobre o assunto: "Ouvimos o governo norte-americano e concordamos com os princípios de segurança na telecomunicação com grande cooperação e respeito. Mas a decisão final cabe apenas à administração indiana".


Resultado de imagem para charges teclogicos