Review: F1 22 chega com novos carros e o resto como já conhecíamos

 

A Codemasters nos traz jogos de Fórmula 1 há anos e este ano não é diferente. F1 22 é a mais recente adição à franquia, com base nas bases estabelecidas pelas parcelas anteriores – e, aparentemente, a primeira com a mão da EA Sports do início ao fim do desenvolvimento.

O jogo está adaptado aos novos carros, complementado com novos recursos e muito mais. O F1 22 já está disponível nas lojas da Sony/Playstation, Microsoft/Xbox e Steam/PC desde ontem, e o F1Mania andou pelos circuitos virtuais nos últimos dias.

EA Sports F1 22

Fim da história, a vida na F1 chega

O Braking Point foi a grande novidade do F1 2021, apresentando a história de um novato que se destaca na principal categoria do automobilismo. Foi uma adição bem-vinda e valiosa. No entanto, levou muito tempo para ser feito e não é possível criar uma história um ano depois, de acordo com a Codemasters. Portanto, este ano ficamos sem o modo Braking Point, mas é claro que temos outras inovações em seu lugar.

O mais significativo a esse respeito é o F1 Life, um hub pessoal que você pode decorar ao seu gosto. Pense nele como seu cantinho do jogo, que você pode decorar com móveis e outros itens. Além disso, outros jogadores podem visitar seu espaço e vice-versa. É um bom conceito que é aprimorado com outros aspectos familiares do jogo. Por exemplo, você pode criar sua própria decoração, mudar seu estilo de roupa e muito mais, o que agora você pode fazer no guarda-roupa. Quer assistir corridas? Dirija-se ao seu cinema e desfrute de performances na pista.

Você conquistou troféus? Há um grande gabinete para exibi-los, e a Codemasters fundiu vários aspectos separados em um todo lógico. Você também poderá expandir essa área ao longo do tempo, à medida que mais itens estiverem disponíveis. Isso pode ou não ser por meio de microtransações, o que pode ser visto como uma influência típica da Eletronic Arts. Afinal, eles agora são os editores de jogos de F1, tendo comprado a Codemasters. De qualquer forma, F1 Life deve representar sua vida pessoal de Fórmula 1 no jogo e é muito engraçado.

Outra parte importante do F1 Life é que você tem seis lugares para estacionar supercarros. Isso significa que você pode exibir todos os tipos de carros grandes da Mercedes, Aston Martin, McLaren e muito mais em seu espaço. Esses carros não estão lá apenas para mostrar, eles também fazem parte da jogabilidade. Ao longo de sua carreira, você terá a oportunidade de participar do Pirelli Hot Laps entre as corridas. São desafios que acontecem nas pistas. Isso inclui atingir uma velocidade média em três setores, cobrir a maior distância possível contra um cronômetro de contagem regressiva, drifting e muito mais.

EA Sports F1 22

Esta é uma mudança bem-vinda e, se você gostar, uma opção de menu separada permite que você enfrente os desafios por conta própria. É perceptível que os supercarros parecem um pouco mais arcade em comparação com os carros de F1 em termos de modelo de pilotagem. Dado que é um extra, isso não é algo para se preocupar. A adição é de qualquer maneira uma boa adição ao F1 22 e isso é necessário, considerando que o jogo está um pouco carente de expansões significativas. F1 Life parece uma adição impressionante, mas na prática, não é muito.

Pequenas melhorias em todos os lugares

O F1 22 não é um grande avanço em relação ao F1 2021. A Codemasters está ocupada principalmente otimizando certos recursos do jogo para se aproximar do realismo. Por exemplo, agora é possível posicionar seu carro no grid após uma volta de formação. Quando você entra no pit lane, um mini-jogo exige que você cronometre sua entrada perfeitamente. Se você for muito rápido ou muito tarde, terá que fazer um pit stop mais longo. É um conceito legal porque permite que você exerça mais influência em toda a corrida, pois esses elementos também desempenham um papel no esporte. Mas se você não quiser fazer isso, você pode ativar o chamado modo ‘broadcast’, onde você pode assistir ao jogo realizar essas ações para você como espectador.

Outra mudança, é claro, nos carros, que era necessária. Este ano, as equipes estão com carros novos, que também entraram no jogo. Por causa da aerodinâmica modificada e rodas maiores, a física mudou. Isso torna os carros um pouco mais difíceis de dirigir, especialmente nas curvas em baixa velocidade. Também deve ser notado que a inteligência artificial foi atualizada, mas vimos várias vezes que o computador ainda pode ser muito teimoso – ainda que menos do que nas edições anteriores. Isso significa que eles podem ultrapassá-lo facilmente se você perturbar a linha deles ultrapassando-os logo antes de uma curva. Na pior das hipóteses, você pode até receber um aviso por fazer isso.

Agora, diz-se que a inteligência artificial melhorou no ano passado e, embora seja certamente perceptível em algumas áreas, ainda não é perfeita. Isso pode ser um pouco frustrante às vezes, mas, felizmente, não é tão ruim no quadro geral. Naturalmente, você pode ajustar o nível de dificuldade com muita precisão e o mesmo vale para vários outros parâmetros. Isso inclui assistência de direção, assistência de frenagem, controle de tração e muito mais. O pacote de configurações familiar está de volta, permitindo que você ajuste o jogo ao seu próprio nível. Para completar, há também uma função de realidade virtual, embora apenas no PC. Portanto, se você tem um fone de ouvido e deseja comprar o jogo no PC, definitivamente deve experimentá-lo em VR. Isto, infelizmente, não foi possível testarmos, mas é algo que planejamos para o futuro, quem sabe no F1 23.

EA Sports F1 22

O pacote conhecido

Além das inovações e melhorias mencionadas, o F1 22 é principalmente mais do mesmo – o que não é necessariamente ruim. Como o pacote de conteúdo já era muito extenso nos anos anteriores, o mesmo se aplica ao F1 22. Afinal, você pode mais uma vez mergulhar em um extenso modo de carreira com todas as coisas que o acompanham, além de experimentar uma carreira cooperativa. Corridas individuais, contrarrelógios, corridas online, eSports… está tudo lá, como seria de esperar do jogo.

Em termos de tempo, além das corridas online, você certamente estará ocupado no modo carreira, que, como de costume, pode ser personalizado em duração, número de sessões de treinos e muito mais. Claro, o formato de sprint não está faltando. Além disso, todos os novos circuitos estão incluídos desde o início, enquanto no ano passado foram adicionados posteriormente.

Pela autenticidade, é bom ver que a Codemasters agora está atualizada com o jogo. O mesmo vale para mudanças nos circuitos de Abu Dhabi, Espanha e Austrália. Tudo é idêntico à temporada atual e isso torna uma experiência maravilhosa para os fãs novamente. Também é possível começar na Fórmula 2 e chegar ao topo. Não sente vontade? Então, é claro, você pode começar diretamente na Fórmula 1. Não há limite para o que você pode fazer.

Agora com trilha sonora

Pela primeira vez, o F1 22 tem uma trilha sonora oficial, como costumamos ver nos jogos da EA. A trilha sonora é muito diversificada e cuidadosamente composta, o que contribui para uma boa seleção de faixas. O áudio também é muito bom, pois os carros soam idênticos à realidade e as mensagens de rádio com dubladores que o acompanham são de alto padrão.

Olhando para a imagem visual, você obtém o que esperaria do jogo. Uma apresentação compacta em 4K a uma taxa de quadros perfeitamente estável. Em particular, os carros e as pistas parecem fantásticos. Tudo ao seu redor não é tão impressionante. Tudo parece um pouco simples e os muitos pilotos e acompanhantes são os pontos baixos nessa perspectiva. Está tudo bastante desatualizado em termos de animações e detalhes e, além disso, o movimento é pesado. Não há realmente coisas para se preocupar quando você joga o jogo apenas pela experiência de corrida, mas é hora de uma atualização. Ele começa a se destacar contra o resto – e pode ser passado para trás pelo F1 Manager, outro jogo oficialmente licenciado em que você é o chefe de equipe, que promete trazer grandes avanços visuais, mesmo que você não pilote o carro.

EA Sports F1 22
Foto: Divulgação / EA

Conclusão

O F1 22 joga pelo seguro com mais do mesmo, obviamente atualizado para a situação atual. Os carros parecem um pouco diferentes e isso dá à experiência de corrida um novo ímpeto, assim como as muitas melhorias sutis e ajustes no todo. Ao mesmo tempo, as novas adições não chegam a muito. As Hot Laps da Pirelli são uma boa mudança, mas F1 Life é uma ideia que soou melhor no papel do que na realidade. Acrescenta muito pouco e não substitui o Braking Point em termos de experiência. O jogo tem muito a oferecer e o fã hardcore pode comprar o jogo de olhos fechados. Se você for mais casual, recomendaria a compra pelos novos carros e o circuito de Miami, mas não espere grandes evoluções nos modos de jogo de 2021 para agora.

Fonte; f1manianet