Um foguete misteriosamente cai na superfície da lua. O mundo da inteligência militar não tem ideia de quem o enviou

 





 Imagine, se você quiser, um foguete colidindo com a superfície da lua. O local do acidente é estranho, diferente dos outros. O próprio míssil vem de um local desconhecido. não é Zona do Crepúsculo, é uma realidade. No mês passado, a NASA revelou que um foguete de algum tipo caiu na lua, com uma estranha cratera de impacto.

Em 24 de junho, a NASA divulgou imagens do local do acidente lunar, tiradas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter em maio. Segundo a agência espacial, tudo o que atingiu a superfície lunar ocorreu em 4 de março, após ter sido detectado em um caminho com a lua no final de 2021. A lua está coberta de crateras, muitos dos efeitos dos foguetes anteriores, mas este novo é único porque são dois pontos de impacto separados e sobrepostos. O que quer que tenha atingido a lua, o fez de tal maneira que uma cratera de 18 metros de altura se entrelaçou com uma cratera de 16 metros de altura. Conforme observado pela NASA, isso indica que cada extremidade do foguete contém uma quantidade significativa de massa, o que não é incomum para esses tipos de colisões.

Mas ninguém sabe de onde veio o míssil. A NASA é capaz de dizer que o foguete estava pelo menos no espaço no final do ano passado, a caminho de um difícil acidente com a Lua. Mas quem enviou ou por quê? Este é um quebra-cabeça. E fora da NASA, o Comando Espacial dos EUA, a Força Espacial e até mesmo o Departamento de Defesa mais amplo estão todos quietos. Existem teorias, mas nada foi confirmado.

“Como a origem do corpo do foguete permanece incerta, a natureza dupla da cratera pode indicar sua identidade”, disse a NASA. em sua declaração.

E não, provavelmente não são extraterrestres. Isso não é assim Dia da Independência.

Por que a NASA não sabe? É a NASA, mais a lua está relativamente próxima. Os Estados Unidos e seus aliados têm satélites, telescópios e software de rastreamento suficientes para monitorar o que está acontecendo no espaço e de onde. Lançamentos de mísseis podem ser rastreados – toda vez que a Coreia do Norte testa um míssil balístico, a inteligência e o mundo militar são muito rápidos para determinar o curso, o alcance e o provável ponto de lançamento. Este incidente em particular parece ser uma função da Força Espacial. O ramo de serviço tem guardas que monitoram satélites e mísseis em órbita baixa e rastreiam seus caminhos. A lua está um pouco mais longe, mas a Força Espacial está ansiosa por isso Expanda ainda mais suas patrulhas. Mas até agora, Space Force não diz nada.

Por que a origem deste míssil não é clara? Historicamente, os diferentes ramos das forças armadas e do governo foram rivais ou em desacordo, mas os lançamentos de mísseis passam por diferentes áreas e parece o tipo de assunto que levaria a uma troca de informações. Dezenas de pedaços de foguetes, de propulsores a outros componentes, colidiram com a superfície da lua. Em 2009 NASA Mesmo deliberadamente bombardeado A lua como parte de um experimento olhando para a água potencial no satélite. Mas este caso parece ter sido mais uma coincidência do que uma experiência.

No entanto, existe uma teoria possível. O incidente de 4 de março foi relatado na época. A principal teoria dos cientistas é que foi o terceiro estágio do booster do foguete CHANG’E 5-T1 chinês, lançado em 2014. O 18º Esquadrão de Controle Espacial, que lida com rastreamento de satélites espaciais, relatou inicialmente um booster O míssil está pegando fogo. para cima, mas desde então mudou de posição para ainda em órbita. Em março, o esquadrão deu um calibre Declaração para a bordadizendo que o pedaço do foguete não saiu da órbita, mas não ficou claro se foi isso que atingiu a superfície da lua.

Então, um míssil chinês é a fonte dessa estranha cratera dupla? As autoridades que monitoram o espaço não confirmaram nem negaram essa teoria. Nem o 18º Esquadrão de Controle Espacial nem a Força Espacial mais ampla comentaram as imagens e lançamentos da NASA no momento da publicação. Mas se se trata de CHANG’E 5-T1, como criar o poço duplo também não está claro.

O mais recente em missão e propósito

Quer escrever para missão e propósito? Clique aqui. Ou confira as últimas notícias em Nossa página inicial.