Kim Jong-un deportou soldado americano que desertou para a Coreia do Norte para a China...

 

.
Dia 27, na sala de espera da Estação de Seul, circulava a notícia de que a Coreia do Norte tinha decidido expulsar o soldado Travis King, o soldado norte-americano que estava na Coreia e que desertou para a Coreia do Norte. 


Em Julho passado, a Coreia do Norte deportou para a China o soldado Travis King, um soldado norte-americano estacionado na Coreia que tinha desertado para a Coreia do Norte, e foi revelado que as autoridades norte-americanas tinham assegurado a identidade do soldado King.

Um alto funcionário do governo dos EUA disse em uma coletiva de imprensa no dia 27 (horário local): "Há boas notícias esta manhã. Podemos confirmar imediatamente que o soldado Travis King está sob a proteção dos Estados Unidos".


Citando um funcionário anônimo do governo dos EUA, a Associated Press informou que o soldado King foi transferido para a China e está sob proteção dos EUA.

Anteriormente, a Agência Central de Notícias Coreana oficial da Coreia do Norte informou no mesmo dia que a agência havia concluído a sua investigação sobre o soldado King e decidiu deportá-lo de acordo com a lei. O anúncio da deportação ocorre 71 dias depois de o Soldado King ter cruzado a Linha de Demarcação Militar (MDL) para a Coreia do Norte sem permissão, enquanto visitava a Área de Segurança Conjunta (JSA) em Panmunjom, em 18 de julho.

A Agência Central de Notícias da Coreia relatou a decisão de deportação, dizendo: "De acordo com uma investigação da agência relevante, Travis King confessou que entrou ilegalmente no território da República por antipatia pelo abuso desumano e pela discriminação racial dentro das forças armadas dos EUA e por desilusão. com a sociedade americana desigual." revelou.

King foi condenado a uma multa de 5 milhões de won em fevereiro deste ano por chutar e danificar a porta de uma viatura policial em Mapo-gu, Seul, em outubro do ano passado. Separadamente, ele também foi indiciado por agredir um coreano em setembro do ano passado, mas a vítima disse que não queria punição.

Por não pagar a multa, cumpriu 48 dias de trabalho doméstico a partir de 24 de maio deste ano e foi libertado em 10 de julho. King estava programado para ser repatriado para o Texas em 17 de julho para receber ações disciplinares adicionais dos militares dos EUA, mas King fugiu do aeroporto de Incheon sem embarcar no avião e desertou para a Coreia do Norte sem permissão durante uma viagem pela JSA no dia seguinte.

Fonte: https://www.joongang.co.kr/article/25196136