Combatentes do Talibã se explodem em aula de fazer bombas


 Supostos ex-combatentes do Taleban posam com armas antes de entregá-las a Cabul como parte de um processo de paz e reconciliação - Noorullah Shirzada / AFP

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/combatentes-do-taliba-se-explodem-em-aula-de-fazer-bombas-1-18759211#ixzz41aNG6Cwv
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

MASTOFI, Afeganistão — Sete combatentes do Talibã morreram nesta sexta-feira depois que uma bomba explodiu por acidente durante uma aula do grupo terrorista de como montar explosivos, informou a agência afegã Khaama Press. No momento do estouro, um comandante explicava a novatos o passo a passo da feitura e do uso de armas explosivas na noite da última quarta-feira.

A explosão matou o comandante — identificado como Farouq — e outros seis recrutas. O imprevisto na aula deixou ainda outros dois feridos. Os jihadistas se reuníam em uma das bases da organização terrorista, no vilarejo de Mastofi, na província afegã de Ghazni. A polícia da região informou que o treinamento ocorria nos arredores do seminário religioso Sahib Madrasa.

ADVERTISEMENT
O Talibã não se manifestou sobre o acidente. O grupo extremista é uma das facções cuja insurgência islâmica mais preocupa as autoridades do Afeganistão. Apesar de a organização ter visto seu poder diminuir nos últimos anos, principalmente após a invasão americana em 2011, não raramente lança operações de conquista de terras e expande sua atuação em uma das regiões mais instáveis do mundo.

Talibã e Estado Islâmico têm diferentes ideologias terroristas — ambas estão envolvidas em sangrentas batalhas em solo afegão. Nos últimos meses, o EI intensificou as ações no Afeganistão, o que aumentou as tensões no país asiático.