Figura de tubarão é encontrada em espada de 2.200 anos


Espada de bronze com 2,2 mil anos encontrada no Japão tem a pequena imagem de um tubarão
Foto: DIVULGAÇÃO
   
RIO — A análise de uma antiga espada de bronze armazenada há anos no Museu da Província de Tottori, no Japão, surpreendeu os pesquisadores. O artefato, datado do século II a.C., tem a imagem de um pequeno tubarão gravada. É a primeira vez que uma imagem desse tipo foi encontrada em um objeto de bronze.

A espada tem cerca de 42 centímetros. A origem do artefato continua um mistério para os cientistas do museu e do Instituto Nacional de Pesquisas Nara, que anunciaram a descoberta no início do mês. O objeto foi doado há 26 anos pela família de um colecionador de antiguidades que viveu na província, com nenhuma outra informação sobre procedência ou local do achado.

Em análise preliminar, os pesquisadores identificaram a coincidência com objetos de cerâmica e madeira, também com imagens de tubarões, do período Yayoi, entre 300 a.C. e 300 d.C., que foram descobertos em sítios arqueológicos no litoral do Mar do Japão. Mas nenhum objeto de bronze já foi encontrado com essa característica.

 
A pequena figura de tubarão tem entre dois e três centímetros. Pelo formato e a presença de duas barbatanas dorsais, os pesquisadores concluíram que não se trata de um golfinho ou outro peixe comum.
Povos do passado do Japão eram familiarizados com tubarões, tanto que o animal aparece em histórias mitológicas.
— Na região Sanin durante o período Yayoi, existia uma unidade cultural através de trocas e as pessoas provavelmente desenharam tubarões como símbolos — disse Isao Yumura, pesquisador da província de Tottori, ao jornal “Asahi Shimbun”. — Os tubarões repetidamente trocam os dentes.

 A carne também é rica em amônia, o que torna difícil o apodrecimento. Talvez os tubarões fossem símbolo da regeneração ou longevidade.

 
 
Resultado de imagem para charges - pre historia