Esperma criado em laboratório dá origem a camundongos saudáveis


RIO - Em um estudo inédito, cientistas chineses criaram espermatozoides de camundongos em laboratório. Feito a partir de células tronco embrionárias de roedores, o esperma deu origem a animais saudáveis. A pesquisa, publicada nesta quinta-feira no periódico "Cell Stem Cell", pode levar a novos tratamentos para problemas de fertilidade masculina, mas é preciso cautela.


Durante o estudo, óvulos normais de camundongos foram fertilizados com células de esperma primárias fabricadas a partir de células tronco embrionárias retiradas de outros roedores. Para criar o esperma, a equipe reproduzou, passo a passo, em laboratório, o processo de divisão celular conhecido como meiose. Trata-se de uma técnica extremamente complexa.
Os resultados da pesquisa dão esperanças de que o mesmo pode ser realizado com células tronco humanas. Mas ainda é preciso muito cuidado. 

A criação de células germinais humanas é motivo de preocupação entre cientistas. Qualquer falha no processo pode não só causar defeitos no embrião gerado, mas também prejudicar seus futuros descendentes.

- A criação de células germinais in vitro é um objetivo central em pesquisas de biologia reprodutiva e de medicina reprodutiva - afirma um dos principais auitores da pesquisa, o professor Jiahao Sha, da Universidade Médica de Nanjing. - Estabelecemos uma abordagem robusta e meticulosa que recupera a formação de células semelhantes a esperma numa placa de laboratório.



De acordo com o cientista, entretanto, é preciso ter cuidado ético ao levar o método proposto para pesquisas com células humanas.
- Temos que descarar qualquer possibilidade de risco.

Cientistas independentes receberam com entusiasmo o resultado do trabalho chinês, mas também afirmaram que a criaçao de esperma humano para tratar infertilidade é algo a ser cercado de preocupações sobre segurança, ética e legalidade.