Sobe número de mortos por terremoto em Taiwan; ainda há soterrados

Homem chora após receber a notícia de um de seus faniliares morreu após a queda de prédio de 17 andares como terremoto em Taiwan (Foto: REUTERS/Tyrone Siu).

Equipes de resgate retiraram neste domingo (7) mais sobreviventes de um prédio de apartamentos que desabou em Taiwan e continuam procurando cerca de 120 pessoas que ainda estariam presas nos escombros um dia depois de um forte terremoto atingir a ilha. O número de mortos pela tragédia subiu para 26; o último balanço indicava 13 mortos.

O terremoto de magnitude 6,4 aconteceu por volta das 4h da manhã deste sábado, no início do feriado do Ano Novo Lunar, sendo que a maior parte foi encontrada em um prédio da cidade de Tainan. Cerca de 120 pessoas ainda estão por baixo dos escombros do bloco comercial e residencial, disse o governo.

Entre aqueles encontrados vivos estão um homem de 20 anos identificado pela imprensa de Taiwan como Huang Kuang-wei e outro na casa dos 20 anos de sobrenome Kuo, que conseguiu sair andando dos escombros com a ajuda das equipes de resgate. Ambos foram levados ao hospital.

Equipes de resgate atuam no local onde um prédio de 17 andares desabou após o terremoto (Foto: Patrick Lin/Reuters).

Bombeiros, policiais, soldados e voluntários vasculharam os escombros, alguns usando as próprias mãos, observados por dezenas de familiares das vítimas. Equipes médicas aguardavam perto.
"Ela não está respondendo aos meus telefonemas...Estou tentando me controlar e permanecer forte. Farei isso até encontrá-la", disse uma mulher de sobrenome Chang, 42, aguardando notícias de sua filha de 24 anos que vivia no quinto andar do complexo.

O presidente Ma Ying-jeou visitará o local do desastre na segunda-feira, primeiro dia do Ano Novo Lunar. Tsai Ing-wen, eleito presidente no mês passado, também visitará Tainan no mesmo dia.