10 coisas que já você pode fazer no WhatsApp e não podia em 2015


Resultado de imagem para charges - whatsappO WhatsApp é o mensageiro queridinho de muitos usuários brasileiros e o app inovou bastante este ano, com o lançamento de novas ferramentas no Android e iPhone (iOS). Em 2015, não era possível colocar o texto dos recados em negrito ou itálico e nem enviar documentos em PDF para seus amigos. Novos emoticons, conta gratuita vitalícia e até mudar a cor de fundo na conversa: muita coisa mudou em 2016 e para melhor. Curioso para saber boa parte das atualizações? Confira esta lista com dez coisas que agora você pode fazer no WhatsApp.
1. Enviar PDFs (documentos)
A primeira mudança já era solicitada por usuários há muito tempo e agora é possível enviar seus documentos, inclusive PDFs, nas conversas e grupos. A novidade está disponível para Android e iOS desde início de março deste ano, sendo acessada pelo menu do topo do app: veja como neste tutorial. Basta encontrar o arquivo na memória do celular e enviar para seu contato, que poderá baixar e abrir o item.
WhatsApp permite enviar documentos para contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) 

Para quem gosta de personalizar o texto no WhatsApp, o mensageiro permite adicionar trechos ou palavras em negrito ou itálico. O recurso está disponível para iPhones e, para usuários de Android, só na versão Beta do app desde março deste ano. Para ativar, basta adicionar caracteres especiais no início e final para transformar as letras. Veja como usar neste tutorial no Android.

WhatsApp permite personalizar o texto em negrito e itálico (Foto: Carol Danelli/TechTudo) 
WhatsApp permite personalizar o texto em negrito e itálico (Foto: Carol Danelli/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
3. Alterar cor de fundo do bate-papo
Outra forma de deixar a conversa com a sua cara no WhatsApp é personalizar a cor de fundo da tela do chat. Estão disponíveis tons sólidos de preto, vermelho, verde, azul, cinza e mais. Basta deslizar para a lateral e ver o resultado na pré-visualização do template, com função atualizada para Android, iOS e Windows Phone. Quer saber como usar? Acesse este tutorial. O update foi liberado no início de março.

Usuários podem alterar a cor de fundo da tela de conversa no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Jesus) 
Usuários podem alterar a cor de fundo da tela de conversa no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
4. Exportar conversas para o Google Drive
A versão para iPhone (iOS) do WhatsApp permite que o usuário salve suas conversas diretamente no Google Drive, serviço de nuvem online. O backup exporta um arquivo compacto em “zip” com as mensagens trocadas com seu amigo e depois você pode acessar de qualquer dispositivo com a mesma conta Google. Saiba como usar neste tutorial. Mais uma mudança feita em março deste ano.





Exporte suas conversas do WhatsApp para Google Drive no iPhone (Foto: Helito Bijora/TechTudo).
Como excluir vídeos ou fotos enviados pelo WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.
5. Dar zoom no vídeo do WhatsApp
Trocar vídeos em grupos ou conversas do WhatsApp é bem comum e divertido. Porém, você sabia que agora é possível dar zoom na mídia? Isso mesmo: não precisa mais forçar a vista para tentar entender aqueles vídeos pequenos. A função está disponível para a atualização do mensageiro no iPhone (iOS), desde meados de março. Veja como acessar neste tutorial.
WhatsApp permite que usuários dê zoom em vídeos (Foto: Helito Bijora/TechTudo) 
WhatsApp permite que usuários dê zoom em vídeos (Foto: Helito Bijora/TechTudo)
6. Ver se a mensagem foi enviada, entregue e visualizada de forma mais prática

Está curioso para saber se o seu amigo leu a mensagem sem precisar abrir a tela da conversa? Saiba que o update do WhatsApp adicionou os famosos “tiques” logo na lista principal de recados do app. Assim, o usuário consegue saber se o outro visualizou o recado, com dois tiques azuis, se a mensagem foi entregue, com duas marcações ou apenas enviada, com “um tique simples”. A novidade está disponível no Android e iOS (iPhone) desde início de março: saiba se o seu já está ativo neste tutorial.

WhatsApp adiciona tiques de leitura na tela inicial de conversa no iOS e Android (Foto: Reprodução/Felipe Alencar) 
WhatsApp adiciona tiques de leitura na tela inicial de conversa no iOS e Android (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)
7. Salvar arquivos recebidos pelo WhatsApp no Google Drive

Mais uma função envolvendo o Google Drive ajuda o usuário a manter seguros seus arquivos recebidos, salvando no serviço de nuvem. A novidade, liberada em março deste ano, permite enviar os PDFs e documentos de forma simples no Android e iOS (iPhone). O usuário pode acessar em qualquer dispositivo, usando a mesma conta Google. Confira neste tutorial como usar.
Usuários podem salvar documentos do WhatsApp no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) 
Usuários podem salvar documentos do WhatsApp no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
8. Usar mais emojis

Os emojis do WhatsApp são bem interessantes para se expressar de forma divertida nas conversas. Para variar um pouco das mesmas carinhas, o app adicionou no Android e iOS novos modelos, na atualização lançada no início de fevereiro. Emoticon de detetive, pensativo, com carinha de segredo e até de alimentos e animais como pipoca, cachorro-quente, leão e unicórnio entraram na nova lista. Veja como acessar neste tutorial.

WhatsApp adicionou novos emojis divertidos no app (Foto: Luana Marfim/TechTudo) 
WhatsApp adicionou novos emojis divertidos no app (Foto: Luana Marfim/TechTudo)
9. Montar grupos maiores
Agora, mesmo que seus grupos do WhatsApp não vão parar de apitar notificações. Na atualização de fevereiro deste ano, o mensageiro aumentou o limite de integrantes de 100 para 256 usuários. Os novos grupos “gigantes” podem ser criados pelo Android e iOS. Veja como neste tutorial.

Grupos com até 256 pessoas podem ser criados no Android e iOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire) 
Grupos com até 256 pessoas podem ser criados no Android e iOS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
10. Conta vitalícia

WhatsApp ficou totalmente de graça? Sim. A novidade foi liberada em janeiro pelo mensageiro e permite conta gratuita vitalícia para os usuários, em atualização. O motivo da mudança é que poucos usuários pagavam a taxa anual no Android ou iOS (iPhone). Quer saber descobrir se o seu WhatsApp já está na lista? Então, confira este tutorial.

WhatsApp fica de graça para usuários Android e iOS (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) .