Lula aceita convite de Dilma e assumirá Casa Civil


Ainda não houve anúncio oficial, mas finalmente se definiu que o ex-presidente Lula aceitou há pouco o convite da presidente Dilma Rousseff e assumirá a Casa Civil, no cargo até ontem ocupado por Jaques Wagner, que será chefe de Gabinete de Dilma e coordenará o chamado Conselhão.

Lula ocupará uma sala com linda vista no quarto andar do Palácio do Planalto, andar acima do gabinete da presidente Dilma Rousseff.

O acerto foi fechado hoje pela manhã em reunião no Palácio da Alvorada, que teve as presenças também dos ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Jaques Wagner.

Publicidade
Segundo apurou a Folha, “para assumir um ministério, o petista impôs como condição autonomia na articulação política com a base aliada e mudanças na política econômica para garantir a retomada do crescimento.

Esta última condição preocupa não só o mercado como interlocutores do ex-presidente no empresariado, pelo receio de demandar medidas como venda de reservas internacionais, queda forçada dos juros e liberação de mais crédito na economia.
Segundo petistas e integrantes do governo, sua nomeação poderá ser acompanhada da entrada de um time no governo Dilma. (…)

As mudanças na condução da política econômica podem provocar a saída do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que tem dito a interlocutores que não ficará no comando do banco se o governo optar por uma guinada na política econômica, que passaria por uma redução forçada na taxa de juros e venda de parte das reservas internacionais.”

Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-aceita-convite-de-dilma-e-assumira-casa-civil/


jumento copa 13