MP investiga pichações na Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte

Painel de São Francisco, feito por Portinari, foi pichado nesta segunda-feira (Foto: Reprodução/TV Globo).

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) investiga as pichações feitas na Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte. Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Minas Gerais, a Igrejinha da Pampulha, como é conhecida, foi alvo de vandalismo nesta segunda-feira (21).
De acordo com a assessoria do MPMG, um procedimento criminal foi instaurado para apurar a autoria das pichações. A promotoria informou que um laudo deve ser feito por peritos que estiveram no local nesta segunda.

Segundo a Arquidiocese da capital, responsável pelo imóvel, um boletim de ocorrência foi feito. Uma equipe técnica da Regional Pampulha foi acionada para orientar os funcionários quanto à limpeza do espaço pichado, já que se trata de um patrimônio tombado.

Nesta terça-feira (22), a Polícia Civil informou que o circuito de segurança interno da igreja e as câmeras do Olho Vivo não registraram a ação. Segundo a corporação, nenhum suspeito havia sido identificado até está manhã.

De acordo com a Polícia Militar (PM), as câmeras do Olho Vivo estão funcionando, mas a ação não foi registrada por causa da posição do equipamento. A PM acrescentou ainda que a responsabilidade da região é da Guarda Municipal.

Por meio de nota, a assessoria da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial explicou que a cidade precisa com urgência de uma força-tarefa e ações definitivas e conjuntas para monitorar, identificar e prender os pichadores que sujam e poluem a maioria dos imóveis públicos e privados Belo Horizonte , causando prejuízo de milhões de reais.

Ainda conforme a Guarda Municipal, o órgão faz o levantamento das pichações e compartilha as informações com a Polícia Civil. Em 2015, segundo a assessoria, 176 pessoas foram detidas suspeitas de cometer o crime. A Guarda Municipal informou também que intensificou as ações na região da Igrejinha da Pampulha.

Conjunto arquitetônico
A Igreja de São Francisco de Assis faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha , ao lado da Casa de Baile, do Iate Tênis Clube, do Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha) e da Casa Kubitscheck.
O complexo foi construído em 1943 pelo então prefeito da capital mineira Juscelino Kubitscheck. O tombamento foi feito em 1997 pelo Iphan. As edificações no estilo moderno foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Roberto Burle Marx, painéis de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti.
O conjunto concorre a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 A Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igreja da Pampulha, foi a última obra de Niemeyer a ser erguida no complexo arquitetônico (Foto: Reprodução/TV Globo).
 A Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igreja da Pampulha, foi a última obra de Oscar Niemeyer a ser erguida no complexo arquitetônico (Foto: Reprodução/TV Globo).

Fonte:http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=4970546


Resultado de imagem para CHARGES - IGREJA PAMPULHA