Acordo para frear as mudanças climáticas é assinado por 150 países

Dilma recua e não fala em golpe durante discurso na ONU Em Nova York, a presidente Dilma Rousseff assinou o acordo que pretende frear as mudanças climáticas no mundo. Ela fez um discurso na sede da ONU e recuou da ideia de falar sobre golpe. Apenas no final, se referiu à crise política no Brasil.

Como outros chefes de estado, a presidente Dilma Rousseff extrapolou um pouco o tempo do discurso, que era para ser de apenas 3 minutos. Ela falou por oito minutos e 43 segundos e dedicou praticamente todo o tempo ao tema do encontro: o meio ambiente e as mudanças climáticas.

Depois que ministros do STF deram declarações públicas e enfatizaram que todo o processo de impeachment foi acompanhado pelo Supremo e que segue a Constituição, a presidente recuou da intenção que havia sido anunciada por assessores, de denunciar um golpe e de tratar o processo de impeachment como injusto e antidemocrático.

Apenas ao final do discurso, nas últimas cinco frases, disse que a crise política no Brasil é grave, que o país tem uma “pujante democracia” e que o povo saberá impedir retrocessos. Na sequência, agradeceu a solidariedade dos chefes internacionais.

“Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. A despeito disto, quero dizer que o Brasil é um grande país com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma pujante democracia”, afirmou a presidente.

“O nosso povo é um povo trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir quaisquer retrocessos. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”, completa.


G1