Casos de microcefalia associada à zika sobem para 146 em Pernambuco

 Quadro 'Meu Bebê' mostra importância do tratamento de crianças com microcefalia (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Pernambuco já soma 1.849 casos notificados de microcefalia e 312 casos confirmados da malformação congênita, desde o dia 1º de agosto de 2015 até 2 de abril de 2016. Dentro do total de casos confirmados, 146 foram relacionados ao zika vírus por meio de critérios laboratoriais. Em fevereiro, o número de casos de microcefalia associados à doença era de apenas 12, o que representa um aumento de mais de 1000% da estatística de casos da malformação congênita relacionada à zika em cerca de dois meses. 

O boletim foi divulgado nesta quarta (13) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Dentro do número de casos confirmados, 41% atendem aos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) para microcefalia. Em comparação com os dados  divulgados pela pasta na semana passada, foram apenas três notificações a mais do que no último boletim.  O   resultado mais recente   também indica que há nove  casos  confirmados  de   microcefalia  a      mais  do  que  os  dados  divulgados  na  semana  anterior.

Ainda de acordo  com os dados mais  recentes  repassados  pela  pasta,  houve  19   casos de detecção de microcefalia de maneira intrauterina e 664 casos descartados da malformação congênita. Durante o período entre 2 de dezembro e 9 de abril, 3.838 gestantes foram notificadas com exantemas, ou seja, com manchas pelo corpo   que   podem   indicar   zika,   mas   que não   indicam que  a criança nascerá com microcefalia.

Em relação aos casos de zika, a SES informou que foram    notificados, somente em 2016, 8.337 casos da doença no Estado, mas foram feitas   apenas   16   confirmações  de    pessoas  infectadas com o vírus.   A Secretaria ainda informou que foram feitas 16.488 de notificações de casos de chikungunya e 55.502 casos de dengue em Pernambuco ao longo de 2016.


G1
Resultado de imagem para CHARGES - HOSPITAIS