Pelé diz que houve erro médico em sua primeira cirurgia no quadril

Pelé  (Foto: Bruno Giufrida)
Pelé considera que uma falha médica numa cirurgia no quadril, em 2012, foi responsável por ele ter de fazer novo procedimento em dezembro do ano passado para corrigir o problema na implantação de uma prótese no local.
O Rei do Futebol fez a revelação em uma entrevista ao site do jornal Folha de S. Paulo, em que diz se sentir bem depois de quatro meses da operação definitiva. Aos 75 anos, Pelé realizou o novo procedimento em Nova York, nos EUA. A cirurgia de 2012 foi realizada em São Paulo.
– Segundo os médicos que me analisaram, teve um erro na técnica dos médicos brasileiros. Eu tinha um problema na resistência e a dor não passava de jeito nenhum. Eu fiz a fisioterapia normal, dois ou três meses, mas não passava. Os médicos que me orientaram a fazer a cirurgia no Brasil acharam melhor me levar para os Estados Unidos, para ver o que fazer – disse Pelé, ao jornal.
Na conversa, o Rei do Futebol também foi questionado sobre o atual momento da CBF e da seleção brasileira. Sobre a CBF, o Rei disse que não há parâmetro para avaliação, já que não há uma gestão definitiva. Sobre o time, ele disse preferir a manutenção de Dunga, ainda que tenha elogios a fazer a Tite, do Corinthians, maior cotado a substituir o atual técnico da Seleção.
Eu gosto dos dois (Tite e Dunga). Eu acho que são características diferentes, mas eu gosto dos dois. Na atual conjuntura, eu deixaria o Dunga mesmo. Têm personalidade, têm diferenças no esquema de jogo, mas gosto dos dois. Os dois poderiam estar na Seleção
Pelé, em entrevista à Folha de S. Paulo
– Eu gosto dos dois. Eu acho que são características diferentes, mas eu gosto dos dois. Na atual conjuntura, eu deixaria o Dunga mesmo. Têm personalidade, têm diferenças no esquema de jogo, mas gosto dos dois. Os dois poderiam estar na Seleção – opinou Pelé.
Outro assunto delicado abordado na entrevista é a filha não reconhecida do Rei. Sandra Regina conseguiu o reconhecimento por meio de um exame de DNA com resultado positivo e conquistou, inclusive, o direito de usar o sobrenome Arantes do Nascimento. A relação entre pai e filha, porém, foi praticamente inexistente até a morte de Sandra, em 2006. Questionado sobre ela, Pelé se esquivou no início e depois minimizou o episódio.
– Em primeiro lugar, eu não sei de que filha você está falando. Eu não tinha certeza se era minha filha ou não, naquela época. A história daquela época, Deus que a tenha em bom lugar. Eu tenho uma filha que é fisioterapeuta, a Flávia, graças a Deus ela está aí. Essa menina que é de Santos, que faleceu, eu não tinha conhecimento. 
Ela apareceu na casa da minha irmã, dizendo que a mãe dela tinha dito que ela era minha filha. É Sandra o nome dela. E, então, eu pensei, com 22 anos ela aparece para dizer que é minha filha? E por isso eu disse que não tinha conhecimento. Eu acho que quando ela nasceu, a mãe tinha que ter me falado. Por isso eu exigi que fizesse DNA. Ela apareceu e a mãe não apareceu? Foi essa a discussão do momento. E, então, eu fiz o exame e tudo, deu positivo. Eu nunca soube do paradeiro da mãe. Deve ter sido aquela coisa de criança, uma escapada, uma excursão do Santos (risos) – contou Pelé.