Suspeito afirma ser o 'homem do chapéu' do ataque ao aeroporto belga

Fotos da Polícia Federal belga mostram Mohamed Abrini, suspeito de conexão com os ataques de novembro em Paris  (Foto: Belgian Federal Police / HO/ AFP)
A procuradoria Federal da Bélgica afirmou neste sábado (9) que Mohamed Abrini, preso na última sexta (8), admitiu ser o "homem do chapéu" - pessoa que aparece no vídeo gravado no aeroporto de Zaventem, na Bélgica, momentos antes do ataque terrorista, em 22 de março. As informações são da agência de notícias Reuters.
Na ocasião, o suspeito fugiu a pé pelo centro deBruxelas e escapou das autoridades duas horas depois das explosões. Desde então, as investigações tentam descobrir quem era o homem que usava chapéu nas gravações.
Abrini também é suspeito de ter participado dos atentados de Paris, em 13 de novembro de 2015. Desde o dia 24 de novembro, ele era o segundo homem mais procurado pela polícia após o ataque na França.
A rede de Molenbeek
Os investigadores suspeitam que Mohamed Abrini viajou de carro com Salah Abdeslam, último sobrevivente dos comandos que atacaram Paris, e seu irmão Brahim - que detonou sua carga explosiva nas ruas de Paris - duas vezes em 10 e 11 de novembro entre Bruxelas e Paris, pouco antes dos atentados.
De acordo com a Procuradoria belga, durante as viagens os três alugaram os esconderijos na região de Paris utilizados pelos comandos terroristas de 13 de novembro.

Abrini cresceu no bairro belga de Molenbeek, como Salah Abdeslam, que está detido desde 18 de março na área de segurança máxima de prisão de Brugges, à espera da extradição para a França.

Poucas horas antes da detenção de Abrini, a polícia prendeu outros dois indivíduos, um deles identificado como "Osama K.".

Os investigadores suspeitam que "Osama K., conhecido como 'Naim Al-Ahmed', pode ser a pessoa filmada pelas câmeras de segurança do metrô Bruxelas quando conversava com Khalid El-Bakraoui antes que este último detonasse a carga explosiva junto ao corpo na estação de Maalbeek em 22 de março, no coração do bairro europeu da capital belga.

De acordo com a investigação, Salah Abdeslam levou Osama K. de carro de Ulm, na Alemanha, até a Bélgica em 3 de outubro, mais de um mês antes dos atentados de Paris.
A polícia também deseja confirmar se esta pessoa foi a mesma que comprou as mochilas utilizadas pelos terroristas de Bruxelas.

O suspeito identificado como Osama K. pela justiça seria, segundo a imprensa belga, Osama Krayem, um sueco nascido em 1992 e morador de um bairro popular de Malmö.

G1