Maior carga de cocaína da história é apreendida na Colômbia, diz governo

Pelo menos oito toneladas de cocaína foram apreendidas neste domingo (15) pela polícia colombiana no noroeste do país, a maior quantidade já confiscada na história, segundo o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

A droga pertencia ao grupo criminoso Clan Úsuga, o maior do país, e foi encontrada em Altero, município do departamento de Antioquia, na região de Urabá, informou o Ministério da Defesa colombiano.
"Parabéns à polícia da Colômbia: operação em Altero apreendeu a maior quantidade de droga na história. Golpe contundente contra criminosos", disse Santos em sua conta no Twitter.

O ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, foi à região para divulgar ao país a descoberta da droga, que tinha sido distribuída em pacotes e estava enterrada.

Segundo a polícia, os traficantes tinham escondido a cocaína em um depósito subterrâneo de 6,5 metros de comprimento, por 3,5 metros de largura e com uma profundidade de 2,5 metros, cujo interior era forrado com madeira e coberto com uma camada de cimento.

O dono da droga é o segundo no comando do Clan Úsuga, Roberto Vargas Gutiérrez, conhecido como Gavilán. O governo colombiano oferece uma recompensa de 500 milhões de pesos (R$ 600 mil) pela cabeça do criminoso, acrescentou o comunicado.

A polícia afirma que a cocaína estava pronta para ser transportada pelo Caribe rumo à América Central, de onde aparentemente seria enviada aos Estados Unidos.

G1