Conhece a história de Cher Ami?

.

Cher Ami, simpático pombo-correio, nasceu e foi criado em uma base do Exército americano próximo à cidade de Binarville, na França.

Depois de treinado, ele foi doado ao comandante da 77ª Divisão de Infantaria Americana. Esse grupo ficou conhecido como o Batalhão Perdido por ficar preso em uma depressão na floresta de Argonne, ali perto.
O Batalhão Perdido avançou rumo ao norte, enquanto o resto dos americanos ficou no sul. Assim, o batalhão acabou cercado por inimigos alemães e também sob fogo amigo dos americanos, que não sabiam que havia aliados ali.

O comandante do batalhão mandou uma mensagem aos compatriotas por meio de Cher Ami.
Após ter percorrido 40 quilômetros em 25 minutos, atravessando a região ocupada pelos alemães, o pombo chegou à artilharia americana gravemente ferido, mas entregou a mensagem. O texto indicava a localização do batalhão e pedia que cessassem fogo. Os 194 soldados do Batalhão Perdido comemoraram, aliviados.

O voo de Cher Ami (“Caro Amigo”, em francês) para salvar a 77ª Divisão ocorreu em outubro de 1918, durante a 1ª Guerra Mundial. E foi a última missão do pombo, gravemente ferido durante o vôo. Alvejado pelos alemães, acabou ficando cego de um olho, teve o peito atravessado por uma das balas e uma de suas pernas arrancada! Apesar dos ferimentos, ele entregou a mensagem aos destinatários, salvando-os de uma desgraça.

Depois da façanha, Cher Ami teve que se aposentar, mas ganhou a Cruz de Guerra francesa em homenagem ao seu heroísmo.

Os pombos-correio são usados há muito tempo, inclusive nas guerras. Quando ainda não havia comunicação por rádio, eram eles os responsáveis por levar recados entre os diversos batalhões.

Sobre os pombos-correio, existem algumas teorias sobre sua capacidade de orientação, mas nenhuma delas é 100% comprovada. O que se sabe é que eles sempre voltam para onde nasceram. E é só para lá – e não para qualquer lugar – que eles levam a encomenda. 

As explicações mais comuns são:
- Os pombos têm um “instinto natural” parecido com o de aves migratórias;
- A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade;
- Eles se orientam pela posição do Sol;
- Eles possuem uma “bússola natural”, formada por partículas de magnetita no bico. O mineral apontaria o norte da Terra.

De qualquer forma, é importante destacar que esses pombos são sempre treinados a voar longas distâncias, o que é um trabalho árduo, que exige deles rotina de atleta!
Ao redor do mundo existem diversos campeonatos de pombo-correio. Um deles, no Brasil, acontece tradicionalmente entre RS e SC e exige dos participantes que voem 450km em cerca de 6 horas.

Quer mais? Então leia esta notícia curiosíssima:

"Teste aponta que pombo-correio pode ser mais rápido do que banda larga!
Para quem quer comunicação em alta velocidade, a pedida na África do Sul não é apelar para a internet banda larga, mas para o tradicional pombo-correio.
 A Unlimited IT fez um teste para provar que a transmissão de dados por ADSL na África do Sul é muito, mas muito lenta. No tempo levado pelo pombo Winston para carregar um cartão de memória com 4GB de dados num trajeto de 80km - cerca de duas horas -, apenas 4% das informações foram recebidas numa transmissão por banda larga para o mesmo destino."