Limpeza da Pampulha avança e Lacerda promete velejar na lagoa em 2017

"Eu mesmo pretendo fazer esporte náutico na lagoa. Em um dia que tiver um bom vento, vou pegar o meu barco e velejar", disse o prefeito Marcio Lacerda nesta terça-feira.

 Marcio Lacerda
 A limpeza da lagoa da Pampulha já atingiu a meta para realização de esportes náuticos em três dos cinco componentes que provocam a poluição da água. Apesar do bom desempenho, o sucesso da limpeza ainda depende do avanço da Copasa na captação do esgoto que ainda chega ao espelho d'água.

A prefeitura de Belo Horizonte apresentou nesta terça-feira (28) o balanço parcial da última etapa de despoluição, que começou em março. Os níveis de coliformes, cianobactérias e demanda de oxigênio já estão abaixo dos aceitáveis para classificação de categoria três das águas da lagoa da Pampulha, o que permite a realização de esportes náuticos, como remo e vela, por exemplo.
O prefeito Marcio Lacerda, destacou que o resultado demonstra a escolha correta da tecnologia adotada pela prefeitura e que os resultados vieram antes do esperado, já que o contrato prevê o alcance de todas as metas somente em dezembro.

Lacerda destacou, porém, que é preciso que a Copasa cumpra a promessa de captar 95% todo o esgoto da bacia da lagoa da Pampulha. Hoje está em 90%.

"Estou confiante no trabalho da Copasa e os resultados já alcançados mostram que a limpeza da lagoa da Pampulha pode dar resultado já com os níveis atuais, não estamos enxugando gelo", destacou.

O prefeito ainda prometeu velejar nas águas da lagoa no ano que vem. "Eu mesmo pretendo fazer esporte náutico na lagoa. Em um dia que tiver um bom vento, vou pegar o meu barco e velejar" afirmou o prefeito que tem a vela como uma das suas atividades de lazer.
Já com relação ao nível de fósforo, houve uma melhora, mas ainda sem alcançar os níveis desejados e as cianobactérias tiveram uma piora. O gerente de águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras, Ricardo Aroeira, destacou que isso ocorre porque nesse primeiro momento priorizou-se aplicação do produto para o tratamento das outras substâncias e só recentemente passou a ser utilizado o Phoslock, que combate justamente o fósforo e as cianobactérias.

Ele destacou ainda que o contrato de limpeza prevê a manutenção da qualidade até 2017 porque depois disso pode ser necessário a realização de outros contratos para manter a água limpa.

"Para manter um lago urbano é preciso sempre de manutenção e se a população quer ter uma lagoa limpa, isso tem um preço. Porém, o custo da manutenção será bem menor do que a limpeza que está sendo feita nesse momento destacou ", alegou.

Patrimônio histórico

A limpeza da lagoa da Pampulha é um dos compromissos assumidos pela prefeitura de Belo Horizonte para conseguir o título de patrimônio cultural da humanidade para o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

A votação sobre a concessão do título pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura(Unesco) está marcada para o próximo dia 15. Caso o título seja concedido, a prefeitura tem o prazo de três anos para limpar a lagoa.

Fonte:http://www.otempo.com.br/cidades/limpeza-da-pampulha-avan%C3%A7a-e-lacerda-promete-velejar-na-lagoa-em-2017-1.1330080



Resultado de imagem para charges - marcio lacerda