Calculadora de luz
Agora, conforme caminhamos da eletrônica para a fotônica – a computação que usa luz em vez de eletricidade -, já podemos contar com as primeiras versões de luz desses dispositivos tão práticos.
Fotônica com semicondutores
Para construir a calculadora, Yang sintetizou dois tipos de nanofios semicondutores, um de fosfeto de índio (InP) e outro de arseneto de alumínio-gálio (AlGaAs).
O passo essencial é “pentear” os nanofios depois que eles são sintetizados, o que permite estabelecer os cruzamentos entre eles para permitir que a luz de cada um interfira na luz do outro, a fim de executar os cálculos.
“As estruturas unidimensionais e de barra transversal são o núcleo de nossos cálculos porque permitem que a luz de entrada escolha com qual nanofio ela interage – ou com o fosfeto de índio ou com o arseneto de alumínio-gálio,” explicou Yang.
Anúncios
Dependendo da entrada – neste caso a direção da luz polarizada linearmente e seu comprimento de onda – os nanofios interagem ou não com a luz. Na prática, isso é semelhante ao funcionamento das antenas usadas nos antigos receptores de rádio: Eles só recebem sinais quando apontam na direção ideal, tipicamente para cima.
Fonte: misteriosdahumanidade.com