Confira seis palavras sobre eclipse solar que farão você parecer mais inteligente do que seus amigos.
Veja alguns termos específicos sobre este interessante fenômeno e mostre toda a sua sabedoria sobre eclipses.
Syzygy – Essa palavra descreve três objetos astronômicos que se alinham. No caso de um eclipse solar, trata-se do sol, da lua e da Terra. Na prática, um eclipse solar total é apenas uma lua nova especial.
Umbra e penumbra – A umbra é a parte mais escura da sombra que a lua lança durante um eclipse, enquanto a penumbra é a sombra mais clara. Para quem observa o fenômeno, existem duas condições: o eclipse solar total é visto na umbra, e o eclipse solar parcial é visto na penumbra.
Ciclo Saros – O ciclo Saros descreve a tendência que os eclipses devem repetir. Durante séculos, o sol, a lua e a Terra se alinharam com a lua à mesma distância da Terra. Isso não significa que o mesmo continua acontecendo. Existem cerca de 50 ciclos diferentes de Saros.
Corona – Durante a totalidade do eclipse, tudo o que uma pessoa pode ver do sol é a sua camada mais externa, chamada de corona (ou coroa), que é muito fraca. Essa também é a parte mais quente do sol, graças aos camposmagnéticos dessa estrela.
As contas de Baily – Antes e depois do breve período de totalidade do eclipse, os flashes da luz solar geralmente brilham ao longo da borda da lua que está invadindo o sol. Isso acontece porque a superfície da lua está cheia de montanhas, crateras, cânions e outras estruturas. Dessa forma, pequenas quantidades de luz podem brilhar ao longo de sua escuridão.
Mordida de biscoito – Os caçadores de eclipses profissionais usam essa gíria para classificar o início de um eclipse solar parcial, quando a lua parece estar sendo mordida pelo sol.
Eclipse Solar Visto de um Avião
Fonte. http://misteriosdahumanidade.com/2018/07/curiosidades-sobre-eclipse-solar/