Captagon, a droga "magia" que ajuda Estado Islâmico cometer suas atrocidades

 
A apreensão de duas toneladas de Captagon a bordo de um avião particular pertencente a um príncipe saudita no aeroporto internacional de Beirute novamente chamou a atenção para a droga conhecida como um dos favoritos entre os jihadistas do Estado islâmico.

De acordo com a Voz da América, este estimulante sintético foi desenvolvido na década de 1960 para tratar a hiperatividade e narcolepsia. Apesar de ser proibido na década de 1980, a droga ainda é produzido clandestinamente no Líbano, na Turquia e especialmente na Síria, tornando-se a droga mais popular na região.


De acordo com pesquisa realizada pela Reuters, o colapso da infra-estrutura estatal, o enfraquecimento das fronteiras e à proliferação de grupos armados durante os quase três anos de conflito, a Síria transformaram em um importante centro de produção de drogas, especialmente Captagon.


Relatos da mídia indicam que os jihadistas Estado Islâmico muitas vezes recorrem a tais anfetamina 'mágica', aumentando sua força e habilidade em batalha, dando-lhes a coragem ea brutalidade bestial com que desempenham suas atrocidades: estupro, decapitações e crucificações.