Homem vai sacar aposentadoria no banco e descobre que está 'morto'

 Jonas perdeu documento e outro homem se passou por ele durante anos.
Advogada vai entrar com ação para provar que ele ainda está vivo.


Resultado de imagem para APOSENTADO NO CAIXA ELETRONICOO aposentado Jonas da Silva, de 69 anos, levou um susto quando, no começo do mês, foi ao banco receber a aposentadoria. Não havia dinheiro na conta. Ele foi até uma agência do INSS para saber o que estava acontecendo e descobriu que "oficialmente", Jonas da Silva está morto, segundo reportagem do SPTV.
Ele perdeu os documentos há muitos anos e agora descobriu que um outro homem estava usando os documentos dele. Só que o falso Jonas morreu e agora o verdadeiro tem que provar que ainda está vivo.
                                                                saiba mais
Seu Jonas é solteiro, está aposentado há 5 anos e está bem de saúde. O atestado de óbito diz que Jonas da Silva morreu em 23 de janeiro de 2013, de doença pulmonar. No documento, o morto e o vivo têm os mesmos pais e a mesma idade. Só que o morto era casado e nascido em Pinhalão (PR).

“Parei de trabalhar com os bicos e fiquei só cuidando disso. Todo dia tem alguma coisa para fazer”, disse Jonas.

A advogada do Sindicato dos Aposentados vai entrar com uma ação na Justiça Federal para que ele volte a receber a aposentadoria. Seu Jonas está se virando com um dinheiro da poupança.

Na papelada que está sendo recolhida no processo, a advogada descobriu essa certidão de casamento do falso Jonas em que ele declara que os pais já morreram. Mas os pais do verdadeiro Jonas estão vivos e já mandaram uma declaração de paternidade.

A advogada do sindicato diz que os problemas de um vivo declarado morto são muitos. “Ele vai ter o RG, CPF e título eleitoral cancelados, ele não vai poder votar. Os problemas de saúde que ele pode vir a desenvolver em decorrência dessa situação, do estado de nervos, da ansiedade que isso gera. E se ele precisar ser atendido no sistema de saúde? O posto de saúde já não atende nem os vivos, vai atender um morto? Acho que não né?”, disse Tonia Galleti, advogada do sindicato.

Em nota, o INSS disse que assim que Jonas apresentar a documentação original terá o benefício reativado. Além disso, o pagamento da aposentadoria sairá em cinco dias úteis. O INSS também vai cobrar explicações do cartório que registrou o óbito.