Pistolas de Simon Bolívar são leiloadas por US$ 1,8 milhão


Armas têm incrustações em ouro e prata e foram fabricadas em 1825.

Bolívar liderou tropas que conseguiram a capitulação dos espanhóis em 1813.


Um par de pistolas que teria pertencido ao herói latino-americano Simon Bolívar foi leiloado por US$ 1,8 milhão nesta quarta-feira (13) pela Casa Christie's de Nova York.
A origem das armas provocou especial interesse: foi um presente a Bolívar do aristocrata francês marquês De Lafayette, que integrou as forças francesas na América e participou da revolução das colônias norte-americanas contra os britânicos.
Lafayette admirava Bolívar por sua liderança na luta contra o império espanhol no norte da América do Sul, considerando que compartilhava seus ideais de independência.
As armas, acondicionadas em um estojo de madeira, são incrustadas em ouro e prata com símbolos da mitologia grega e romana, e foram fabricadas por artesãos de Versalhes em 1825.
Filho de uma família acomodada de Caracas, Bolívar liderou as tropas que conseguiram a capitulação dos espanhóis em 1813, e a independência da Venezuela.
Bolívar também teve um papel decisivo nas fundações de Colômbia, Equador, Peru e e Bolívia. O líder morreu em 1830, aos 47 anos.