Polícia abre inquérito por homicídio culposo para apurar queda de ciclovia

Resultado de imagem para Polícia abre inquérito por homicídio culposo para apurar queda de ciclovia A Polícia Civil do Rio abriu inquérito por homicídio culposo (sem intenção de matar) para apurar a queda de 20 metros da ciclovia Tim Maia, em São Conrado, na Zona Sul, ocorrida nesta quinta-feira (21). O acidente provocou a morte de ao menos duas pessoas, como mostrou o RJTV nesta sexta-feira (22).

A investigação está a cargo da 15ª DP (Gávea) que já fez duas perícias no local do acidente e começou a ouvir testemunhas. Na próxima semana, serão convocados para prestar depoimento os responsáveis pelo projeto, execução da obra e também fiscalização. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) também abriu investigação para apurar as responsabilidades dos engenheiros na obra.

Muitas perguntas continuam sem respostas. A empresa Concremat, que contruiu a ciclovia, também tem contrato com a prefeitura em outras seis obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela é responsável pelo gerenciamento da ligação entre os BRTs (Transolímpica/ Transoeste/Transbrasil), Duplicação do Elevado do Joá e das obras do Entorno do Parque Olímpico do Engenhão. No caso da ciclovia Tim Maia, a empresa também gerenciava a obra, ou seja, a Concremat supervisionava a Concremat.

Além disso, junto com as construtoras Audax e a Planservi, a Concrejat é responsável pelo gerenciamento, fiscalização e supervisão de obras de infraestrutura da Linha 4 do Metrô. Em 2014, o Tatuzão, equipamento que constrói os túneis do metrô, ficou parado após um afundamento do solo e provocar a abertura de duas crateras em Ipanema, na Zona Sul.  

Fiscalização e responsabilidades
A reportagem do RJTV teve acesso aos nomes da comissão de vistoria da Geo-Rio, formada para fiscalizar a obras da ciclovia. São os engenheiros Fábio Lessa Rigueira, Luiz Otávio Martins Vieira, Fábio Soares de Lima e Ernesto Ferreira Mejido e o geólogo Elcio Romão Ribeiro.
Também nesta sexta, a prefeitura do Rio também divulgou os nomes dos engenheiros do consórcio Contemat-Concrejato que projetaram e executaram a obra da ciclovia.
O projeto estrutural é de autoria do engenheiro Marcello José Ferreira Carvalho. O próprio Marcello e os engenheiros Ioannis Saliveros Neto e Hercules Bruno Neto são os responsáveis pela execução.
Só que de acordo com um dos oito termos aditivos assinados entre o consórcio e a Geo-Rio, empresa municipal contratante e responsável pela fiscalização, o engenheiro Hércules Neto foi substituído pelo engenheiro Danilo Alves Pereira, em dezembro do ano passado. Os motivos da substituição ainda não foram informados.
Posicionamento prefeitura

A Prefeitura do Rio ainda não se posicionou sobre o fato da Concremat ter sido contratada para gerenciar o próprio contrato de financiamento. A produção do RJTV não conseguiu contato com os engenheiros e o geólogo da Geo-Rio citados na reportagem. Também não foi possível contato com os engenheiros da Concremat citados pela prefeitura como responsáveis pela obras. A Concremat ainda não respondeu à solicitação.
Em entrevista nesta sexta, o Secretário Municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho, disse que o trabalho da perícia independente contratada pela prefeitura já foi iniciada.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
tópicos: